PROCESSO DECISÓRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DA COOPASVALE-RS-BRASIL

Autores

  • Lavinia Lopes de Mello UNISC
  • Luis Carlos Alves da Silva UNISC
  • Fernando Batista Bandeira da Fontoura UNISC
  • Cidonea Machado Deponti UNISC
  • Maicon da Silva UNISC

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Propriedade rural, Agricultura, Gestão rural

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores que influenciam o processo de tomada   de   decisão   na   gestão   dos agricultores   associados   da   Coopasvale-RS.   Neste   sentido,   o   conteúdo   agrega    possibilidades    significativas    para    o desenvolvimento regional à medida    que    a    agricultura    familiar    possui    papel    importante    na    economia    brasileira. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e descritiva, com dados  analisados   qualitativamente.   Como principais resultados da pesquisa destacam-se que, 86% dos associados da Coopasvale não tem dificuldade  para   definir   qual cultivar será produzido em sua propriedade, essa escolha em 57% dos casos está   associada   a   fatores   econômicos.   Já   com relação a aplicação de controles econômicos e financeiros, apenas 14% dos participantes da   pesquisa   aplicam   esse   tipo   de controle. Dessa forma, conclui-se que, desempenhar uma boa administração, com organização e planejamento eficientes,  para alcançar produtividade na agricultura familiar, apresenta-se como algo complexo e um desafio para os produtores rurais e  que processo decisório nas propriedades objeto do estudo estão associados a fatores econômicos.

Biografia do Autor

Lavinia Lopes de Mello, UNISC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela UNISC (2020). Bolsista CAPES. Pesquisadora do Núcleo de Extensão Tecnológica e Gestão Rural para Agricultura Familiar (NEGAF).

Luis Carlos Alves da Silva, UNISC

Mestre em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, Edital 01/2019.

Fernando Batista Bandeira da Fontoura, UNISC

Doutor em Desenvolvimento Regional- Organizações e Mercados, pela UNISC. Docente vinculado ao departamento de gestão de negócios e comunicação da UNISC e do programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc, atuando na linha de pesquisa organizações, mercados e desenvolvimento.

Cidonea Machado Deponti, UNISC

Docente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS.

Maicon da Silva, UNISC

Mestre em Administração de empresas, pela universidades de Santa Cruz do Sul – Unisc.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DE MELLO, L. L.; DA SILVA, . L. C. A.; DA FONTOURA, F. B. B.; DEPONTI, C. M.; DA SILVA, M. PROCESSO DECISÓRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DA COOPASVALE-RS-BRASIL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21223. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ST6 – INOVAÇÃO, GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS DE MERCADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)