A INTERVENÇÃO DO SETOR PÚBLICO NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Julio Cezar de Lara UNEMAT
  • Cidonea Machado Deponti PPGDR/UNISC

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Desenvolvimentismo, Desenvolvimento Dependente

Resumo

A partir de 1960 o governo federal iniciou políticas de estímulo a interiorização da população e da economia em direção ao Centro-Oeste brasileiro. Estas políticas resultaram no surgimento de novos municípios, novas forças políticas locais e finalmente na divisão territorial do Estado de Mato Grosso efetivada em 1979. Considerando as ideias oriundas da Teoria Desenvolvimentista e da Teoria do Desenvolvimento Dependente este artigo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como se deu a formação socioespacial do Estado de Mato Grosso na reorganização territorial dos Estados ocorrida pela Assembleia Constituinte Brasileira de 1979? O objetivo da pesquisa foi analisar a intervenção do setor público na formação socioespacial do território mato-grossense ocorrida no período anterior a 1979. Os procedimentos metodológicos envolveram uma abordagem qualitativa do problema, sendo utilizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica para levantamento e análise dos dados. Com a pesquisa pode-se concluir que as ações do Governo Federal possuíam interesse em ocupar os "espaços vazios" no Estado de Mato Grosso para integrar as economias nacionais procurando evitar a superpovoação de algumas regiões, evitar os conflitos de terras no sul do país e ainda atender interesses internacionais com as exportações de produtos primários (grãos e carne).

Biografia do Autor

Julio Cezar de Lara, UNEMAT

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Cidonea Machado Deponti, PPGDR/UNISC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Referências

BIANCHI, Ana Maria. Albert Hirschman na América Latina e sua trilogia sobre desenvolvimento econômico. Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 131-150, ago. 2007.

CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Análise integrada do desenvolvimento. In.: ______; ______. Dependência e Desenvolvimento na América Latina: Ensaios de Interpretação Sociológica. São Paulo: Editora Afiliada, 1970.

CASTRO, Sueli Pereira; BARROZO, João Carlos; COVEZZI, Marinete; PRETI, Oreste. A colonização oficial em Mato Grosso: “a nata e a borra da sociedade”. Caderno do NERU. Cuiabá: EdUFMT, 1994.

CAVALCANTE, Else; RODRIGUES, Maurim. Mato Grosso e sua história. Cuiabá: Ed. Dos Autores, 1999.

COY, Martin; TÖPLER, Tobias; ZIRKL, Frank. Relações campo-cidade e funções urbanas em regiões do agronegócio: O caso de Sinop (Mato Grosso). In.: Estratégias de expansão doagronegócio em Mato Grosso - Os eixos da BR-163 e da BR-158 em perspectiva comparativa.

______; BARROZO, João Carlos; SOUZA, Edison Antônio. Brasília: Ed. IABS, 2020.

LEME, Alessandro André. Desenvolvimento e dependência na interpretação sociológica de Fernando Henrique Cardoso. Análise Social, 216, L (3º), Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.

MOLLO, Maria de Lourdes Rollemberg; FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Desenvolvimentismo e novo-desenvolvimentismo: raízes teóricas e precisões conceituais. Revista de Economia Política, vol 33, nº 2 (131), pp 222-239, abril-junho/2013.

NUNES, Maria Aparecida; GATTI, Flávio; SOBRINHO, Rosangela Alves. Políticas territoriais e desenvolvimento regional no Estado de Mato Grosso. IV Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional - SIDIR. Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, 2008.

PÓVOAS, Lenini C. Mato Grosso um convite à fortuna. Rio de Janeiro: Guavira Editores Ltda, 1977.

PÓVOAS, Lenini C. Síntese de História de Mato Grosso. 2 ed. Cuiabá: Ed. Resenha, 1992.

SOUZA-HIGA, Tereza Cristina Cardoso; ANZAI, Leny Caselli; GATTI, Flávio. Formação da estrutura agrária produtiva dos municípios da fronteira oeste brasileira com a Bolívia. In.: PENHA, Bruna; NETO, Walter Antonio Desiderá; MORAES, Rodrigo Fracalossi de. O Mercosul e as regiões de fronteira. Rio de Janeiro: Ipea, 2017.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

LARA, J. C. de; DEPONTI, C. M. A INTERVENÇÃO DO SETOR PÚBLICO NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22922. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – Políticas públicas, planejamento urbano e integração regional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)