PROSPECÇÃO E ANÁLISE DE CORRELAÇÕES ENTRE SETORES E PRODUÇÃO TOTAL, PARA ESTIMATIVAS DA EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS

Autores

  • Karine Matuchevski Balzan
  • Romualdo Kohler
  • Daniel Claudy da Silveira
  • João Vitor Moraes Ribas

Palavras-chave:

Macroeconomia Municipal, Setores de Produção, Economia de Municípios

Resumo

O presente trabalho se traduz na apresentação parcial do projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS), com vigência até 31/12/2021, vinculada ao Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania – GPDeC, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUI).  A pesquisa busca prospectar correlações entre as atividades produtivas, e, assim, identificar padrões de comportamento para instrumentalizar previsões mais atualizadas do desempenho econômico municipal, visto que as estatísticas são divulgadas com defasagem temporal de três anos. Metodologicamente, tem-se um enfoque quantitativo, com o tratamento e análise de dados secundários oficiais, a partir da utilização do método de regressão e correlação linear, tendo como campo amostral os 497 municípios gaúchos. De forma ainda preliminar, identifica-se forte correlação do Setor Terciário com a Produção Total, o que pode antecipar a oportunidade de subsidiar a gestão da economia de municípios.

Biografia do Autor

Karine Matuchevski Balzan

Mestre em Engenharia de Produção - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado - UNIJUÍ - Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: kmatucha@hotmail.com.

Romualdo Kohler

Doutor em Administração - Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado - UNIJUÍ - Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: romualdo@unijui.edu.br.

Daniel Claudy da Silveira

Doutor em desenvolvimento regional (PPGDR/UNISC); Professor de Economia da UNIJUI- Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: daniel.silveira@unijui.edu.br.

João Vitor Moraes Ribas

Bolsista PROBIC/FAPERGS - Acadêmico do Curso de Ciência da Computação - UNIJUÍ - Ijuí, Rio Grande do
Sul, Brasil. E-mail: joaovitor_ribas@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

BALZAN, K. M.; KOHLER, R.; SILVEIRA, D. C. da .; RIBAS, J. V. M. PROSPECÇÃO E ANÁLISE DE CORRELAÇÕES ENTRE SETORES E PRODUÇÃO TOTAL, PARA ESTIMATIVAS DA EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NOS MUNICÍPIOS GAÚCHOS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21170. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)