DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONTEXTO E DESAFIOS NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES

Autores

  • Tatiane Vanessa Zamin
  • Tarcisio Dorn de Oliveira
  • Tainara Kuyven
  • Raíssa Castro Schorn
  • Daniel Hedlund Soares das Chagas

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Urbanização, Cidade

Resumo

O desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado às novas necessidades da utilização racional dos recursos naturais e em constante preocupação com as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável é um conjunto de valores culturais, questões éticas e comportamentais além de, incluir aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Assim, a pesquisa estrutura-se a partir de um campo teórico, através de pesquisas bibliográficas e documentais para melhor explanar o tema. É de suma importância que toda a população integre-se ao processo de construção do futuro ambiental e que os indivíduos possam ter consciência sobre o papel social, político e econômico da cidade em que habitam rumo ao desenvolvimento sustentável. Com princípios básicos de desenvolvimento sustentável é possível criar soluções inteligentes que possam ser aplicadas nas diversas regiões do país, para suprir a demanda de habitação das pessoas de menor condição financeira e de forma a resolver as demais problemáticas relacionadas como exemplo, à desigualdade social.

Biografia do Autor

Tatiane Vanessa Zamin

Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela UNIJUÍ; Bacharela em Nutrição pela UNIJUÍ; Bacharela em Arquitetura e Urbanismo pela UNIJUÍ; e-mail: tatianev.zamin2@gmail.com.

Tarcisio Dorn de Oliveira

Pós-doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela IMED; Doutor em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM; Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UNICRUZ; e-mail:
tarcisio_dorn@hotmail.com.

Tainara Kuyven

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ; Bacharela em Engenharia Civil pela UNIJUÍ; e-mail:
taia-kuyven@hotmail.com.

Raíssa Castro Schorn

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ; Especialista em Docência do Ensino Superior pela
UNIASSELVI; Bacharela em Design de Interiores pela UNIVALI; e-mail: schorn.interiores@gmail.com.

Daniel Hedlund Soares das Chagas

Especializando em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos pela FAVENI; Bacharel em
Direito pela UNIJUÍ; e-mail: danielhedlund_13@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ZAMIN, T. V. .; OLIVEIRA, T. D. de; KUYVEN, T. .; SCHORN, R. C.; CHAGAS, D. H. S. das. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONTEXTO E DESAFIOS NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21174. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)