SUSTENTABILIDADE, TURISMO E A FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI:

ALGUMAS REFLEXÕES PARA O TERRITÓRIO DE PONTA PORÃ (BR) E PEDRO JUAN CABALLERO (PY)

Autores

  • Eliana Lamberti UEMS
  • Brandon Chagas Lima PPGDRS/UEMS

Palavras-chave:

sustentabilidade, turismo, fronteira, Ponta Porã, Pedro Juan Caballero

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de promover a reflexão em torno dos limites e desafios para a sustentabilidade turística em um território fronteiriço. O trajeto metodológico escolhido contempla a revisão teórica sobre desenvolvimento sustentável e de algumas pesquisas que se debruçam sobre a sustentabilidade do turismo em Mato Grosso do Sul e a complexidade da realidade fronteiriça de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero fomentadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertada na Unidade Universitária de Ponta Porã/MS. O resultado desta reflexão está organizado em três momentos complementares, sendo eles a discussão da temática da sustentabilidade; os desafios e as implicações da sustentabilidade e do turismo em Mato Grosso do Sul; e a dinâmica do Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos que apresentam o território fronteiriço de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero para além dos problemas de segurança pública.

Biografia do Autor

Eliana Lamberti, UEMS

Economista, docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade (GESTHOS/UEMS) e Organizações, Governo e Sociedade (OGS/UEMS). 

Brandon Chagas Lima, PPGDRS/UEMS

Administrador, Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS/UEMS).

Referências

ADAMOWSKI, W. D. Mulheres que importam: uma etnografia em um presídio de Ponta Porã – Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2019.

ANUNCIAÇÃO, A. V. de L. O sistema gestor do turismo de Bonito – MS: a dinâmica de atuação de seus componentes e a cultura como perspectiva local de desenvolvimento. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos Ponta Porã, MS: UEMS, 2016.

BALBUENA, N. B. Cultura árabe na fronteira de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY): origens, histórias e contribuições para o desenvolvimento local Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2020.

BAPTISTA, L. T. Arranjo Produtivo Local de Turismo em Ponta Porã-MS: uma proposta para o desenvolvimento fronteiriço. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2016.

BELARMINO, O. M. A dinâmica do desenvolvimento nos municípios da faixa de fronteira sul mato-grossense: uma discussão a partir dos indicadores socioeconômicos. Ponta Porã, MS: UEMS, 2021.

BENNETT. S. L. Responsabilidade social corporativa em empreendimento turístico hoteleiro de Bonito / MS na percepção de seus stakeholders – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado). PPG em Turismo e Hotelaria. Itajaí, SC: UNIVALI, 2010.

BRITO, A. R. Gestão de políticas públicas para bens comuns em território fronteiriço: o caso de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY). Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2018.

BUENO, Y. G. P. Guerra Guaçu -causas e consequências: um estudo historiográfico e de campo na região de fronteira. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2020.

BUSCIOLI, Roberson da Rocha. Política Nacional de Turismo: Discursos e práticas no estado brasileiro e suas interações no processo de (re) produção espacial sul-mato-grossense. Dourados: UFGD, 2021. Tese de Doutorado em Geografia.

BUTARELLI, G. P. Território e acesso à Direitos: os Guarani e Kaiowá na Vila Satélite, Aral Moreira/ MS. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2017.

CAETANO, J. E. B. A música como indutora de Desenvolvimento Local. Dissertação (mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2016.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix,

CAPRA, Fritjof. MATTEI, Ugo. A Revolução eco jurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. São Paulo: Cultrix, 2018.

CHAPARRO, J. de B. As políticas públicas para o turismo e o desenvolvimento endógeno em Corumbá-MS. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2017.

DELAI, J. A produção de resíduos de uso doméstico no município de Amambai – MS: educação e sustentabilidade. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2017.

DIETTRICH, L. C. Sustentabilidade do ambiente natural, políticas públicas e serviços turísticos: correlações existentes na Serra da Bodoquena – Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado). PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Campo Grande, MS: UNIDERP, 2017.

FONTANIVE, A. F. Estudo do Sistema Produtivo e Industrialização da erva-mate no Estado do Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2016.

GODOY, V. L. A Lei de Maquila e a dinâmica produtiva no território fronteiriço de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai): novos espaços industriais, 2020 Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2020.

GOMES, J. F. Robótica educacional em Ponta Porã - MS: perspectivas ao desenvolvimento tecnológico local. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2018.

GONÇALVES, D. F. Turismo de experiência, culturas e desenvolvimento: uma relação possível para o Pantanal Mato-grossense na sub-região de Miranda? Tese (Doutorado). PPG em Desenvolvimento Regional. Blumenau, SC: FURB, 2016.

GRECHI, D. C. O desenvolvimento turístico sob a ótica da economia institucional: o caso de Bonito – MS. Tese (Doutorado). PPG em Economia do Desenvolvimento. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

JUCHNESKI, D. P. Governança Turística e a abordagem DTI: uma análise do potencial para governança inteligente do município de Bonito-MS. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2022.

JUNIOR, L. E. S. Economia Criativa como ferramenta de ressocialização dos internos da Penitenciária de Amambai – MS. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2018.

LUNAS, J. R. S. Ecoturismo Sociedade Anônima: Sustentabilidade, dilemas e perspectivas do turismo na Serra da Bodoquena – MS. Tese (Doutorado). PPG em Desenvolvimento Sustentável. Brasília: UNB, 2006.

LUNAS, M. C. F. S. Geopark Bodoquena-Pantanal: Análise da Integração Territorial e Perspectivas de Desenvolvimento. Tese (Doutorado). PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Campo Grande: UNIDERP, 2016.

MARTINS, P. C. S. A formação do território turístico de Pedro Juan Caballero (Paraguai). Dissertação (Mestrado). PPG em Geografia. Aquidauana. MS: UFMS, 2007.

MARTINS, P. C. S. As paisagens da faixa de fronteira Brasil/Bolívia: complexidades do Pantanal Sul-mato-grossense e suas potencialidades para o Turismo de Natureza. Tese (Doutorado) PPG em Geografia. Dourados:UFGD, 2018.

MELO, L. K. S. Estudantes de medicina e políticas públicas na fronteira: um olhar sobre as cidades gêmeas de Ponta Porã-BR e Pedro Juan Caballero-PY. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2021.

MELO, M. R. S. Turismo em unidades de conservação no Mato Grosso do Sul: perspectivas para o desenvolvimento sustentável. Tese (Doutorado). PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Campo Grande, MS: UNIDERP, 2020.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Turismo e Sustentabilidade. Brasília: MTur, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e Coordenação Geral de Regionalização. 2007.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Revista Estudos Avançados. 26 (74), 2012.

OLIVEIRA, H. C. C. R. Indicação Geográfica da Erva-Mate, como estratégia para articulação do processo de desenvolvimento regional. Dissertação (Mestrado). PPG em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos). Ponta Porã, MS: UEMS, 2021.

PEREIRA, C. H. O desenvolvimento e o planejamento público do turismo em Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado). PPG em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos). Ponta Porã, MS: UEMS, 2016.

PEREIRA, Paulo Affonso Soares. Rios, Redes e Regiões: a sustentabilidade a partir de um enfoque integrada dos recursos terrestres. Porto Alegre: AGE, 2000.

PIVA, S. Por outro desenvolvimento: uma abordagem da mentalidade socioeconômica do Núcleo de Resistência Eldorado dos Carajás. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2018.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

SANTOS, B. D. dos. A culinária típica da fronteira: a chipa como fator de desenvolvimento local. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2020.

SANTOS, J. B. Patrimonialização do território de Amambai/MS: desenvolvimento, história e cultura. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2021.

SANTOS, M. A. Análise da viabilidade econômica da exploração da erva-mate (ilex paraguariensis st. hill.) em sistema de sombreamento no Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2018.

SILVA, P. R. Agricultura Familiar e seus impactos: o caso do Assentamento Itamarati I. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2017.

SILVEIRA, C. V. Ensaios sobre a Economia Paraguaia: formação histórico econômica e dinâmica recente do emprego. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2016.

SOUZA, T. M. F. Processo de transformação do espaço urbano das cidades gêmeas Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY) sob aspecto do direito à cidade. Dissertação (Mestrado). PPG Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Ponta Porã: UEMS, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

LAMBERTI, E.; LIMA, B. C. SUSTENTABILIDADE, TURISMO E A FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI:: ALGUMAS REFLEXÕES PARA O TERRITÓRIO DE PONTA PORÃ (BR) E PEDRO JUAN CABALLERO (PY). Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22979. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST6 - Cidades e Territórios criativos e sustentáveis