ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS UTILIZADAS DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 POR UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DA CIDADE DE IJUÍ-BRASIL

Autores

  • Sandra Mineia Cardoso Carneiro PPGDR/UNIJUÍ
  • Vanessa Tais Scheffler Ciechowicz Wissmann PPGDR/UNIJUÍ
  • Kátia Michele Maroski Scherer PPGDR/UNIJUÍ
  • Euselia Paveglio Vieira PPGDR/UNIJUÍ
  • Jorge Oneide Sausen PPGDR/UNIJUÍ
  • Sérgio Luís Allebrandt PPGDR/UNIJUÍ https://orcid.org/0000-0002-2590-6226

Palavras-chave:

Competitividade, Estratégia Organizacional, Marketing Digital, E-commerce

Resumo

Este artigo tem o propósito de investigar as estratégias e ações utilizadas por uma empresa de comércio varejista da cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul (Brasil), durante o período da Pandemia provocada pela Covid-19 para se manter, adaptar e aperfeiçoar diante dos desafios e dificuldades geradas. Apresenta-se num primeiro momento, a tematização com base nas diversas publicações, que de uma forma geral trata dos efeitos e impactos que o período crítico da Pandemia gerou no setor do comércio varejista. Por conseguinte, por meio da pesquisa descritiva, qualitativa e com a realização de entrevistas não estruturadas, apresenta elementos e considerações acerca de estratégias e ações utilizadas pela empresa pesquisada para conseguir “sobreviver” durante o contexto pandêmico. Constatou-se a importância de se possuir uma Gestão Financeira consolidada na empresa, vinculando-se às vendas ao e-commerce, potencializando o marketing digital, além de motivar os funcionários, buscar alternativas outras no âmbito digital para conseguir vender os produtos e fortalecer as relações de fidelização entre os clientes. Conclui-se que a capacidade de adaptação, reinvenção e inovação foram determinantes na manutenção do negócio.

Biografia do Autor

Sandra Mineia Cardoso Carneiro, PPGDR/UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ. Graduada em Administração e Ciências Contábeis e pós-graduada pela mesma Universidade.

Vanessa Tais Scheffler Ciechowicz Wissmann, PPGDR/UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÌ. Bolsista Prosuc/Capes. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela ULBRA.

Kátia Michele Maroski Scherer, PPGDR/UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ. Bolsista Prosuc/Capes. Graduada em Direito pela UNIJUÍ.

Euselia Paveglio Vieira, PPGDR/UNIJUÍ

Doutora em Administração pela UNAM-Argentina. Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu. Professora do PPGDR/UNIJUÍ.

Jorge Oneide Sausen, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC. Mestre em Administração pela UFRGS. Estágio Pós-doutoral pela EBAPE/FGV (2011). Professor do PPGDR/UNIJUÌ. 

Sérgio Luís Allebrandt, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010); Mestre em Gestão Empresatrial pela EBAPE/FGV (2001). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Titular do PPGDR/UNIJUÍ.

 

 

 

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

CARNEIRO, S. M. C. .; WISSMANN, V. T. S. C.; SCHERER, K. M. M.; VIEIRA, E. P.; SAUSEN, J. O. .; ALLEBRANDT, S. L. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS UTILIZADAS DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 POR UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DA CIDADE DE IJUÍ-BRASIL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22966. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

ST4 – Inovação, Gestão de organizações e dinâmicas de mercados