INTERVENÇÕES TEMPORÁRIAS PARA NOVOS ESPAÇOS PÚBLICOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UMA PROPOSTA EM PATO BRANCO – PR

Autores

  • Eloá Júlia de Cezaro Eidt
  • José Ricardo da Rocha Campos
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy

Palavras-chave:

Espaços Públicos, Transporte Coletivo, Urbanismo Tático, Pandemia

Resumo

A estrutura social da cidade é constituída de diversas relações, entre elas o uso exercido nos espaços públicos de lazer. O acesso a eles é garantido pela distribuição homogênea ao longo do tecido urbano e através da mobilidade, porém as falhas de alcance e circulação podem ser especialmente agravadas no contexto de pandemia, impactando na saúde e bem-estar dos moradores de regiões que não dispõem de locais de convívio. Dessa forma, foram identificados os espaços públicos de lazer disponíveis na cidade de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, bem como o itinerário de transporte coletivo atuante no perímetro urbano durante a pandemia, avaliando as respectivas interações e suas lacunas. Como exercício teórico para a mitigação desse cenário, foram esboçadas propostas de medidas temporárias baseadas no urbanismo tático, discutindo aspectos positivos e dificuldades da apropriação coletiva em três tipologias urbanas: estacionamento coberto sem uso aos domingos, terreno vazio e uma rua larga e pouco movimentada.

Biografia do Autor

Eloá Júlia de Cezaro Eidt

Arquiteta e Urbanista, bolsista CAPES do PPGDR / UTFPR-PB; e-mail eloaeidt@gmail.com

José Ricardo da Rocha Campos

Engenheiro Agrônomo com mestrado em Produção Vegetal e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas. Professor do Curso de Agronomia da UTFPR-PB e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento; e-mail  jrcampos@utfpr.edu.br.

Cristiane Maria Tonetto Godoy

Engenheira Agrônoma, Doutora em Extensão Rural, bolsista PNPD vinculada ao PPGDR/UTFPR-PB; guriaccr@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

EIDT, E. J. de C. .; CAMPOS, J. R. da R. .; GODOY, C. M. T. . INTERVENÇÕES TEMPORÁRIAS PARA NOVOS ESPAÇOS PÚBLICOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UMA PROPOSTA EM PATO BRANCO – PR. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21167. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)