AS RACIONALIDADES E A TOMADA DE DECISÃO DOS PRODUTORES DE ALFAFA DE DEZESSEIS DE NOVEMBRO/RS

Autores

  • Tatiane Fenner de Barros UFFS
  • Carlos Eduardo Ruschel UFFS
  • Dionéia Dalcin UFFS

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural, Processo de Tomada de decisão, Racionalidades

Resumo

O processo de tomada de decisão é um tema recorrente no meio acadêmico. Na agricultura, por exemplo, as investigações sobre o assunto discorrem sobre as diferentes razões quanto à atuação e permanência dos agricultores no âmbito rural. Posto isso, este estudo tem por objetivo analisar as racionalidades na tomada de decisão dos produtores de alfafa no município de Dezesseis de Novembro/RS. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é classificada como qualitativa, baseada no método explicativo. O instrumento de coleta de dados consistiu em um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicados para uma amostra de 15 produtores de alfafa do município de Dezesseis de Novembro/RS. A avaliação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, através do emprego de categorias e subcategorias. A análise permitiu a compreensão do processo de tomada de decisão dos produtores de alfafa, e a identificação da presença das orientações instrumental, social, expressiva e intrínseca, isto é, fatores econômicos e nãoeconômicos. Em outras palavras, os resultados evidenciaram a manifestação das racionalidades instrumental e substantiva quanto às orientações influenciadoras no processo de tomada de decisão desses produtores de alfafa. Ressalta-se, ainda, que os resultados da pesquisa contribuem para o aprofundamento teórico das racionalidades no processo decisório dos produtores de alfafa, que estão integrados ao desenvolvimento socioeconômico do município de Dezesseis de Novembro/RS; e, por fim, salientam a importância do estudo da temática do desenvolvimento rural, das orientações e das racionalidades inerentes à tomada de decisão dos agricultores, como forma de contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Biografia do Autor

Tatiane Fenner de Barros, UFFS

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela UFFS, Campus Cerro Largo/RS.

Carlos Eduardo Ruschel, UFFS

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS, Campus Cerro Largo.

Dionéia Dalcin , UFFS

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS, Campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DE BARROS, T. F.; RUSCHEL, C. E.; DALCIN , D. AS RACIONALIDADES E A TOMADA DE DECISÃO DOS PRODUTORES DE ALFAFA DE DEZESSEIS DE NOVEMBRO/RS . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21232. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ST6 – INOVAÇÃO, GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS DE MERCADOS