EXTENSÃO RURAL E O ACESSO À INFORMAÇÃO EM PROPRIEDADES RURAIS NO NOROESTE DO RS

Autores

  • Deise Anelise Froelich Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Comunicação, Extensão rural, Acesso à informação

Resumo

Neste artigo são apresentados os meios de comunicação mais acessados por agricultores familiares assistidos pela Emater/RS-Ascar na Fronteira Noroeste do RS, assim como é discutido o uso da comunicação como ferramenta da extensão rural e sua influência nas decisões de agricultores familiares nas propriedades. Embora os meios de comunicação façam parte do cotidiano da comunidade regional, a interferência da comunicação e dos modos de acesso à informação do público rural são objetos de poucos estudos. Neste contexto, o objetivo central da pesquisa foi de compreender através de quais meios os agricultores familiares, assistidos pela Emater/RS-Ascar na Fronteira Noroeste do RS, acessam informações que influenciam em suas decisões nas propriedades rurais. Também foi analisada a interferência dos marcadores sociais gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda familiar na escolha pelos meios de comunicação mais acessados; e se realizou inferências sobre a relação entre o acesso à informação e o acesso a políticas públicas voltadas à agricultura familiar e executadas pela Emater/RS-Ascar. Para tanto, utilizou-se métodos quantitativos, através do uso de questionários fechados aplicados junto a agricultores familiares, e qualitativos, com a realização de entrevistas semiestruturadas com o público-alvo desta pesquisa. Os resultados reafirmam a tradição e a popularidade de determinados meios de comunicação, com o destaque para o rádio, e a ascensão de outros, como a internet no meio rural. Por outro lado, muitas das decisões nas propriedades ainda são alicerçadas em relações interpessoais e vínculos de confiança construídos com técnicos e órgãos de assistência técnica e extensão rural.

Biografia do Autor

Deise Anelise Froelich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Unijuí; Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSM; e Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

FROELICH, D. A. EXTENSÃO RURAL E O ACESSO À INFORMAÇÃO EM PROPRIEDADES RURAIS NO NOROESTE DO RS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21100. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL