CARACTERIZAÇÃO DO MÉTODO DELPHI: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Autores

  • Vilmar Nogueira Duarte Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo - PR
  • Moacir Piffer Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo - PR, Brasil

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Especialistas., Método Delphi

Resumo

Este artigo teve como objetivo caracterizar o método Delphi, a partir da leitura de trabalhos que utilizaram essa metodologia na pesquisa de campo. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com base em publicações especializadas sobre o tema. Os resultados mostram que se trata de um método altamente eficaz, o qual por meio de entrevista com especialistas traduz a percepção destes sobre o tema em pauta. Mostram também, que se trata de uma metodologia simples, econômica e que oferece confiabilidade aos resultados. Por fim, conclui-se que sua aplicação leva a resultados densos sobre temáticas importantes, complexas e abrangentes, permitindo aos pesquisadores uma leitura mais profunda da realidade do fenômeno estudado.

Biografia do Autor

Vilmar Nogueira Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo - PR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo - PR, Brasil

Moacir Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo - PR, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo - PR, Brasil

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DUARTE, V. N.; PIFFER, M. . CARACTERIZAÇÃO DO MÉTODO DELPHI: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21085. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL