CARACTERÍSTICAS DA MORTALIDADE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL

Autores

  • André Ricardo Bechlin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gabriela Gomes Mantovani Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Moacir Piffer Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Acidentes de transportes terrestres, Políticas públicas de trânsito, Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar de forma qualitativa as características da mortalidade decorrente de acidentes de transportes terrestres no Brasil. Foram utilizados dados secundários do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) para os anos de 2000 e 2017. No período de análise ocorre um aumento do número total de óbitos, mas com redução contínua da mortalidade a partir do ano de 2014. Além disso, foi possível constatar que determinadas características das vítimas fatais destes acidentes foram semelhantes (local de residência, sexo e idade) e, algumas dessemelhantes (motivo do óbito, cor da pele e nível de escolaridade). Os dados indicam a necessidade de ações preventivas para auxiliar no desenvolvimento de programas e políticas públicas de trânsito que visam à redução do número de óbitos.

Biografia do Autor

André Ricardo Bechlin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Economista. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Toledo. Professor Assistente da Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão.

Gabriela Gomes Mantovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Economista. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Toledo.

Moacir Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Economista. Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Toledo

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

BECHLIN, A. R.; MANTOVANI, G. G.; PIFFER, M. CARACTERÍSTICAS DA MORTALIDADE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21092. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL