AS ESTRATÉGIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA PROMOÇÃO DO ESPAÇO URBANO E SUA RELAÇÃO COM A ECONOMIA URBANA LOCAL: O CASO DA CIDADE LITORÂNEA DE CAPÃO DA CANOA/RS

Autores

  • Ivane Kluge

Palavras-chave:

Economia urbana local, Cidades litorâneas, Indústria da Construção Civil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as estratégias do mercado imobiliário, associadas às
atividades ligadas a indústria da construção civil, com foco em cidades litorâneas, pois apresenta
atualmente um mercado com forte atuação nesse setor, tornando-se a principal alavanca da
economia urbana local. Para abordar o tema proposto, buscou-se uma análise teórica que envolve
conceitos referentes à produção do espaço urbano, mercado imobiliário e a economia urbana local. A
metodologia utilizada fundamenta-se em dados institucionais, do poder público municipal e de
associações. Como objeto de estudo os dados empíricos da cidade de Capão da Canoa, localizada no
Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Observa-se que no período 1992-2012, houve uma mudança
brusca de patamar de novos empreendimentos imobiliários, com a média anual de 24.400m²
passando para 106.290m² anuais, mais do que quadruplicando nesse período.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

KLUGE, I. AS ESTRATÉGIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA PROMOÇÃO DO ESPAÇO URBANO E SUA RELAÇÃO COM A ECONOMIA URBANA LOCAL: O CASO DA CIDADE LITORÂNEA DE CAPÃO DA CANOA/RS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10567. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EIXO 2: SISTEMAS PRODUTIVOS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL