Dinâmicas, inovações e desafios de plataformas de comercialização digital da agricultura familiar

cesta saudável e compre do produtor

Autores

  • Milena Demetrio PPGDR/UTFPR
  • Eduardo Henrique Szpak Gaievski PPGDR/UTFPR
  • Francine de Camargo Procópio PPGDR/UTFPR
  • Marcio Gazolla PPGDR/UTFPR

Palavras-chave:

Plataformas, Agricultura familiar, Mercados alimentares digitais, desenvolvimento rural e regional.

Biografia do Autor

Milena Demetrio, PPGDR/UTFPR

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UTFPR. Pato Branco, Paraná, Brasil.
Membro GePPADeM. Bolsista Capes.

Eduardo Henrique Szpak Gaievski, PPGDR/UTFPR

Doutorando em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UTFPR, Pato Branco, Paraná, Brasil.
Membro GePPADeM.

Francine de Camargo Procópio, PPGDR/UTFPR

Pós-doutoranda no PPGDR/UTFPR. Pato Branco, Paraná, Brasil. Membro GePPADeM. Bolsista CNPq.

Marcio Gazolla, PPGDR/UTFPR

Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR). Coordenador GePPADeM. Bolsista de Produtividade Científica do CNPq.

Referências

FAO. CEPAL. Relatório sobre digitalização na agricultura familiar. 2021.

FEIDEN, A.; MANOEL, J.; RAMOS, J.; SCHWANKE, J.; JOÃO, M. O comércio eletrônico como alternativa de mercado para a agricultura familiar. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, 2020.

GAZOLLA, M.; AQUINO, J. R. de. Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19. Estudos: Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 427-448, 2021.

GAZOLLA, M.; AQUINO, J. R.; SZPAK GAIEVSKI, E. H. Mercados alimentares digitais da agricultura familiar no Brasil: dinâmicas durante e pós pandemia da COVID-19. Mundo Agrario, Buenos Aires, v. 24, n. 57, p. e228, 2023.

GODOY, C. M. T.; NEVES, C. V.; OLIVEIRA, P. H. de; CAMPOS, J. R. R. Comunicação e inclusão digital no meio rural: Utilização de aplicativo do WhatsApp como meio de comunicação e de gestão de negócios. Revista Brasileira de Agricultura e Sustentabilidade, Viçosa, v. 58, p. 11610, 2022

HE, Y. The influence of social network characteristics in shaping consumers behavior and market outcome. In: 2ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON FINANCIAL TECHNOLOGY AND BUSINESS ANALYSIS, 2023, Oxford. Proceedings [...], 2023. DOI: 10.54254/2754-1169/55/20231021

HORSKÁ, E.; PETRIL'ÁK, M.; ŠEDÍK, P.; NAGYOVÁ, L. U. Factors influencing the sale of local products through short supply chains: A case of family dairy farms in Slovakia Sustainability, Online, v. 12, n. 20, p.8499. 2020. https://doi.org/10.3390/su12208499

KENNEY, J.; SERHAN, M.; TRYSTRAM, D. Digitalization and platforms in agriculture: organizations, power asymmetry, and collective action solutions. SSRN, Online, s.v., 2020. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3638547. Acesso em: 24. jul. 2024.

MALUF, R. S. Mercados agroalimentares e agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, v. 25, n. 1, p. 299-322, 2004.

MESSA, É. S. O marketing digital na agricultura familiar: uma nova perspectiva na relação agricultor-consumidor. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.

POLANYI, K. The great transformation: The political and economic origins of our time. Boston: Beacon Press, 1980.

REARDON, T.; SWINNEN, J. COVID-19 and resilience innovations in food supply chains. In: COVID-19 and global food security, eds. Johan Swinnen and John McDermott. Part Eight: Preparing food systems for future pandemics, Chapter 30, Pp. 132-136. Washington, DC: International Food Policy Research Institute (IFPRI). 2020.

ROLANDI, S.; BRUNORI, G.; BACCO, M.; SCOTTI, I. The digitalization of agriculture and rural areas: towards a taxonomy of the impacts. Sustainability, Basel, v. 13, n. 9, p. 5172, 2021.

SCHNEIDER, S. Mercados e agricultura familiar. In: CONTERATO, M. A.; NIEDERLE, P. A.; TRICHES, R. M.; MARQUES, F. C.; SCHULTZ, G. (Org.). Mercados e agricultura familiar: interfaces, conexões e conflitos. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. p. 93-140.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

STEPHEN, A. The role of digital and social media marketing in consumer behavior. Current Opinion in Psychology, Oxford, v. 10, p. 17-21, 2016.

TEOLOCKA, J. O rural e a virtualização das relações comerciais: O marketing e a agricultura familiar na era da digitalização. RECDAF, Tupã, v. 8, n. 2, p. 36–62, 2022.

WILKINSON, J. Mercados, redes e valores: um novo mundo da agricultura familiar. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008, 229 p.

Downloads

Publicado

2025-04-06

Como Citar

DEMETRIO, Milena; GAIEVSKI, Eduardo Henrique Szpak; PROCÓPIO, Francine de Camargo; GAZOLLA, Marcio. Dinâmicas, inovações e desafios de plataformas de comercialização digital da agricultura familiar: cesta saudável e compre do produtor . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 4, n. 4, 2025. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/26809. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

ST4 - Inovação, tecnologias e capacidades organizacionais e territoriais

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.