MOVIMENTO PENDULAR ENTRE OS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS

Autores

  • Cínthia Santos Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Crislaine Colla Unioeste - Campus Toledo
  • Ricardo Rippel UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná -  Toledo

Palavras-chave:

Movimento Pendular., Trabalhadores Pendulares., Estudantes Pendulares., Tocantins.

Resumo

O presente artigo tem por intuito maior analisar o movimento pendular motivado por trabalho e/ou estudos entre os municípios do Tocantins, nos anos de 2000 e 2010, bem como uma breve caracterização dos pendulares. Os dados para o cálculo da pendularidade foram extraídos dos microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento pendular pode ser definido por pessoas que se deslocam do seu município de residência (origem) para trabalhar e/ou estudar em outro município (destino). O trabalho demonstrou que o número de pendulares aumentou expressivamente no período estudado, e que há uma concentração em municípios que recebem pendulares para trabalho e/ou estudo no Tocantins. Entretanto, entre o período analisado houve uma desconcentração no destino dos pendulares, indicando uma maior dinâmica populacional espacial.

Biografia do Autor

Cínthia Santos Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Crislaine Colla, Unioeste - Campus Toledo

Doutora   em   Demografia   pelo   Cedeplar-Universidade   Federal   de   Minas   Gerais.   Mestre   em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste/Campus Toledo.  Graduada em Ciências Econômicas pela Unioeste/Campus Cascavel. Professora Adjunta do Colegiado de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento  Regional  e  Agronegócio  da  Unioeste/Campus Toledo.

Ricardo Rippel, UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná -  Toledo

Professor Associado da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná -  Toledo. Doutor e Pós-Doutor em Demografia – UNICAMP e UFMG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC) Unioeste / CNPQ.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SILVA, C. S. .; COLLA, C.; RIPPEL, R. MOVIMENTO PENDULAR ENTRE OS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21132. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS E REPERCUSSÕES NOS TERRITÓRIOS