DE NORTE A SUL:
OS TERRITÓRIOS EM RESPOSTA AOS DESAFIOS IMPOSTOS À EDUCAÇÃO DURANTE A CRISE SANITÁRIA
Palavras-chave:
Pandemia, Território, TICs, EducaçãoResumo
Em detrimento do surgimento do Novo coronavírus (COVID-19) em 2020, novos ambientes de ensino-aprendizagem surgiram e o mundo tem visto uma demanda sem precedentes pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios impostos à educação durante a pandemia, sobretudo no que tange ao uso dessas tecnologias de informação e comunicação, a partir da experiência de dois territórios: São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul e Beruri no Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que reúne pesquisa teórica e pesquisa empírica. O objetivo é mostraram como diferentes territórios responderam aos diferentes desafios que se impuseram.
Referências
BOISIER, Sérgio. Hay espacio para el desarrollo local en la globalización? Revista de la CEPAL, Santiago do Chile, n. 86, p. 47-62, agosto de 2005.
CATAIA, Márcio. Civilização na encruzilhada: globalização perversa, desigualdades socioespaciais e pandemia. Revista Tamoios, ano 16, n. 1, Especial COVID-19, p. 232-245, mai., 2020.
FELIPPI, A. ; DEPONTI, C. M. ; DORNELES, M. . TICs na agricultura familiar: os usos e as apropriações no sul do Brasil. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 13, p. 3-31, 2017.
LADEIRA, Francisco Fernandes. Reflexões sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação básica para além de visões instrumentais. REVASF, Petrolina-Pernambuco -Brasil, vol. 12, n.27, Abril, 2022.
NONAKA, Lina. Ensino Hibrido e a Sala de Aula Invertida: o aluno como protagonista em:do próprio aprendizado (2018). Disponivel https://educacaoestadao.com.br/blogs/colegioprudente/ensino-hibrido-e-a-sala de-aula-invertida-o-aluno-como-protagonista-do-proprioaprendizado. Acessado em 25/09/2022.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao Lugar. São Paulo: Editora Edusp, 2008a.
_______. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008b.
_______. O Espaço do Cidadão. 7 ed. São Paulo: Editora Edusp, 2007.
_______. Por uma outra globalização:do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
_______. Guerra dos lugares. Folha de S.Paulo, Caderno Mais, 8 ago. 1999.
_______. A natureza do espaço:técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996a.
_______. O Lugar: Encontrando o Futuro. Rua Revista de Arquitetura e Urbanismo, BAHIA, v.4, n.1, p. 34-39, 1996b.
________. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.
________. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
________. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
________. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.