DE NORTE A SUL:

OS TERRITÓRIOS EM RESPOSTA AOS DESAFIOS IMPOSTOS À EDUCAÇÃO DURANTE A CRISE SANITÁRIA

Autores

  • Alana Hüttner Wolter PPGDR/UNISC
  • Fábio Gomes da Silva PPGDR/UNISC

Palavras-chave:

Pandemia, Território, TICs, Educação

Resumo

Em detrimento do surgimento do Novo coronavírus (COVID-19) em 2020, novos ambientes de ensino-aprendizagem surgiram e o mundo tem visto uma demanda sem precedentes pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios impostos à educação durante a pandemia, sobretudo no que tange ao uso dessas tecnologias de informação e comunicação, a partir da experiência de dois territórios: São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul e Beruri no Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que reúne pesquisa teórica e pesquisa empírica. O objetivo é mostraram como diferentes territórios responderam aos diferentes desafios que se impuseram.

Biografia do Autor

Alana Hüttner Wolter, PPGDR/UNISC

Assistente social, mestre em Política Social e Direitos Humanos (UCPel), doutoranda em Desenvolvimento Regional (UNISC), bolsista PROSUC/CAPES.

Fábio Gomes da Silva, PPGDR/UNISC

Docente licenciado em Química e Biologia, mestre em Ciência da Educação (UPE), doutorando em Desenvolvimento Regional (UNISC), bolsista PROSUC/CAPES.

Referências

BOISIER, Sérgio. Hay espacio para el desarrollo local en la globalización? Revista de la CEPAL, Santiago do Chile, n. 86, p. 47-62, agosto de 2005.

CATAIA, Márcio. Civilização na encruzilhada: globalização perversa, desigualdades socioespaciais e pandemia. Revista Tamoios, ano 16, n. 1, Especial COVID-19, p. 232-245, mai., 2020.

FELIPPI, A. ; DEPONTI, C. M. ; DORNELES, M. . TICs na agricultura familiar: os usos e as apropriações no sul do Brasil. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 13, p. 3-31, 2017.

LADEIRA, Francisco Fernandes. Reflexões sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação básica para além de visões instrumentais. REVASF, Petrolina-Pernambuco -Brasil, vol. 12, n.27, Abril, 2022.

NONAKA, Lina. Ensino Hibrido e a Sala de Aula Invertida: o aluno como protagonista em:do próprio aprendizado (2018). Disponivel https://educacaoestadao.com.br/blogs/colegioprudente/ensino-hibrido-e-a-sala de-aula-invertida-o-aluno-como-protagonista-do-proprioaprendizado. Acessado em 25/09/2022.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao Lugar. São Paulo: Editora Edusp, 2008a.

_______. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008b.

_______. O Espaço do Cidadão. 7 ed. São Paulo: Editora Edusp, 2007.

_______. Por uma outra globalização:do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

_______. Guerra dos lugares. Folha de S.Paulo, Caderno Mais, 8 ago. 1999.

_______. A natureza do espaço:técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996a.

_______. O Lugar: Encontrando o Futuro. Rua Revista de Arquitetura e Urbanismo, BAHIA, v.4, n.1, p. 34-39, 1996b.

________. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

________. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

________. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

________. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

WOLTER, A. H.; SILVA, F. G. da. DE NORTE A SUL:: OS TERRITÓRIOS EM RESPOSTA AOS DESAFIOS IMPOSTOS À EDUCAÇÃO DURANTE A CRISE SANITÁRIA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22984. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

ST1 – Gestão social e controle social de territórios