OS 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Fábio Gomes da Silva PPGDR/UNISC
  • Virginia Elisabeta Etges PPGDR/UNISC
  • Livia Pacheco da Cruz PPGDR/UNISC
  • Alana Huttner Wolter PPGDR/UNISC

Palavras-chave:

Interculturalidade. Territórios Indígenas. Pedagogia. Amazônia.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a repercussão dos dez anos de formação de professores no curso de Pedagogia com Ênfase em Interculturalidade, oferecido em 52 municípios do estado do Amazonas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Com foco no Município de Beruri, buscou-se dados em fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, estudantes e lideranças das comunidades, além de pesquisa bibliográfica e documental sobre a repercussão do curso. O texto aborda o território amazônico, com ênfase nos territórios indígenas, modo de vida, língua e cultura indígena, além do processo de implementação do curso e os principais resultados alcançados.

Biografia do Autor

Fábio Gomes da Silva, PPGDR/UNISC

Doutorando em Desenvolvimento Regional na UNISC. Bolsista Prosuc/Capes.

Virginia Elisabeta Etges, PPGDR/UNISC

Doutora em Geografia Humana pela USP, Professora titular do PPG em Desenvolvimento Regional da UNISC, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Livia Pacheco da Cruz, PPGDR/UNISC

Doutoranda em Desenvolvimento Regional na UNISC. Bolsista Prosuc/Capes. 

Alana Huttner Wolter, PPGDR/UNISC

Doutoranda em Desenolvimento Regional na UNISC. Bolsista Prosuc/Capes.

Referências

ALBAGALI, S. Território e territorialidade. In: LAGES, V., BRAGA, C., MORELLI, G. (orgs). Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Brasília: Sebrae, 2004.

ABRAMOVAY, R. Bases para a formulação da política brasileira de desenvolvimento rural: agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Brasília: IPEA, 1998. 25p.

AMAYO, Z. Enrique. Por qué estudiar la formación histórica y la problemática actual de la Amazonia? Espiral: Estudios sobre Estado y Sociedad. Universidad de Guadalajara. May/Ago. de 1999, volumen V. p. 73-105.

BOLETIM OTCA. Brasília: OTCA, n° 1, jun/ago, 2020.

COHN, C. Culturas em Transformação: os Índios e a Civilização. São Paulo em Perspectiva, 15(2), 36-42, 2001.

FACUNDES, Sidney da Silva. The Language of the Apurinã People of Brazil (maipure/arawak). Dissertation (Unpublished Ph.D) – University of New York at Buffalo. 2000.

GUIAGEO Mapas do Brasil, 2022. Disponível em: https://www.guiageo.com/amazonas.htm Acesso em: 27 ago. 2022.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Distribuição da população indígena no território brasileiro. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/mapas-indigenas-2.html Acesso em: 17 jun. 2022.

LUCIANO. G. S. O Que Você Precisa Saber Sobre os Povos Indígenas No Brasil de Hoje. Coleção: Educação para todos. Edições: MEC – Unesco - Brasília, 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BERURI, 2022. Disponível em: https://pmberuri.am.gov.br/historia Acesso em: 20 jul.2022.

Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. 2010.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena. 2019.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SANTOS, Milton. O Território e o Saber Local: algumas categorias de análise. Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, Ano XIII, n. 2, 1999, p. 15-26.

SOUZA, Maria Adélia A. Apresentação Milton Santos, um revolucionário. In: SANTOS, Milton. O Retorno do Território. OSAL - Observatorio Social de América Latina. Año 6 no. 16 (jun. 2005). Buenos Aires: CLACSO, 2005.

TIZON, P. Le territoire au quotidien. In: DI MEO, G. Les territoires du quotidien. Paris: L’harmattan, 1995. p. 17-34.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

SILVA, F. G. da; ETGES, V. E.; CRUZ, L. P. da; WOLTER, A. H. OS 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA NO ESTADO DO AMAZONAS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22888. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ST1 – Gestão social e controle social de territórios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)