OS 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Fábio Gomes da Silva PPGDR/UNISC
  • Virginia Elisabeta Etges PPGDR/UNISC
  • Livia Pacheco da Cruz PPGDR/UNISC
  • Alana Huttner Wolter PPGDR/UNISC

Palavras-chave:

Interculturalidade. Territórios Indígenas. Pedagogia. Amazônia.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a repercussão dos dez anos de formação de professores no curso de Pedagogia com Ênfase em Interculturalidade, oferecido em 52 municípios do estado do Amazonas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Com foco no Município de Beruri, buscou-se dados em fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, estudantes e lideranças das comunidades, além de pesquisa bibliográfica e documental sobre a repercussão do curso. O texto aborda o território amazônico, com ênfase nos territórios indígenas, modo de vida, língua e cultura indígena, além do processo de implementação do curso e os principais resultados alcançados.

Biografia do Autor

Fábio Gomes da Silva, PPGDR/UNISC

Doutorando em Desenvolvimento Regional na UNISC. Bolsista Prosuc/Capes.

Virginia Elisabeta Etges, PPGDR/UNISC

Doutora em Geografia Humana pela USP, Professora titular do PPG em Desenvolvimento Regional da UNISC, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Livia Pacheco da Cruz, PPGDR/UNISC

Doutoranda em Desenvolvimento Regional na UNISC. Bolsista Prosuc/Capes. 

Alana Huttner Wolter, PPGDR/UNISC

Doutoranda em Desenolvimento Regional na UNISC. Bolsista Prosuc/Capes.

Referências

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

SILVA, F. G. da; ETGES, V. E.; CRUZ, L. P. da; WOLTER, A. H. OS 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA NO ESTADO DO AMAZONAS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22888. Acesso em: 12 abr. 2024.

Edição

Seção

ST1 – Gestão social e controle social de territórios

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