PREFERÊNCIA DA PAISAGEM NA PRAÇA DA EMANCIPAÇÃO EM PANAMBI/RS

Autores

  • Samara Simon Christmann Ramlow
  • Eliane Maria Foleto UFSM

Palavras-chave:

Espaço livre, Preferência da Paisagem, Questionários, Planejamento urbano

Resumo

Este trabalho buscou analisar um espaço livre de lazer no Centro de Panambi/RS, a Praça da Emancipação , por meio da preferência da paisagem através de fotografias e da abordagem empírica quali quantitativa. Procurou se contribuir com recomendações que subsidiassem a sua gestão e pla nejamento territorial a fim de que cumpra a sua função social/ambiental/cultural no meio urbano. Diante disso, obteve se um conjunto de informações sobre as características, usos e percepções da praça, e se compreendeu a média satisfação e valorização por parte dos usuários, além das fragilidades com relação ao mobiliário urbano e manutenção, e as potencialidades associadas ao uso para a recreação e
interação social Constatou se que após a realização da pesquisa os dados coletados auxiliara m na tomada de d ecisõ es de gestão e melhorias para o espaço livre.

Biografia do Autor

Samara Simon Christmann Ramlow

Mestre em Geografia pela UFSM, Arquiteta e Urbanista pela UNICRUZ

Eliane Maria Foleto, UFSM

PhD pela UMINHO, Portugal.  Professora na UFSM.

Referências

BOLÓS, Maria. Manual de ciencia del paisage: Teoría, métodos y aplicaciones. Barcelona: Masson S. A., 1992.

CHRISTMANN, Samara S. Espaços livres de lazer e recreação de Panambi/RS: da análise e percepção à gestão da paisagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

KAPLAN, Rachel. The analysis of perception via preference: a strategy for studying how the environment is experienced. Lanscape Planning, Amsterdam, v. 12, p. 161-176, 1985. Disponível em: < https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/25604/0000151.pdf?1The >. Acesso em: 01 jul. 2017.

MACEDO, Silvio. S.; ROBBA, Fábio. Praças Brasileiras. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2010.

MARENZI, Rosemeri C. Estudo da valoração da paisagem e preferências paisagísticas no município de Penha – SC. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.

PEREIRA, Frank G. O pampa como bioma e paisagem cultural: um estudo de percepção ambiental e preferência paisagística. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.

PIPPI, Luis G. A. et al. Utilização de multimétodos de caracterização e análise da paisagem e dos espaços livres intraurbanos de Santa Maria - RS. Revista Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 36, p. 139-175, 2015. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/103858 >. Acesso em: 27 set. 2016.

SANTIAGO, Alina G. As formas de uso no sistema de espaços livres: evento e cotidiano no espaço central de Florianópolis. In: ANDRADE, Rubens de; SCHLEE, Mônica B.; TÂNGARI, Vera R. (org.). Sistema de espaços livres: o cotidiano, apropriação e ausências. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009. p. 228-239.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

RAMLOW, S. S. C.; FOLETO, E. M. . PREFERÊNCIA DA PAISAGEM NA PRAÇA DA EMANCIPAÇÃO EM PANAMBI/RS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22910. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – Políticas públicas, planejamento urbano e integração regional