MULHERES, COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Autores

  • Daniela Fonseca da Silva
  • Anelise Graciele Rambo

Palavras-chave:

Gênero, Cooperativismo, Desenvolvimento regional

Resumo

Este trabalho traz reflexões em torno de três temáticas que emergem com mais força em momentos de crises político-econômicas. Trata-se do cooperativismo, questões de gênero e desenvolvimento regional. O cooperativismo, embora esteja presente na história moderna desde 1844, quando da criação da Rochdale Society of Equitable Pionneers, na Inglaterra, comumente é retomado em momentos de crise. Ao mesmo tempo, observa-se uma (re)emergência das questões de gênero. Iniciativas da Organização das Nações Unidas podem ser citadas, como o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, a ONU Mulheres, em 2010, e o movimento HeForShe, campanha global para envolver homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial. Durante o período de pandemia, campanhas como a Máscara Roxa, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que prevê possibilidades de denúncia de violência doméstica, reforçam a importância do tema. A discussão de gênero, aos poucos, ganha espaço dentro do cooperativismo. Em 2019, na Conferência Internacional da Aliança Cooperativa Internacional, o Comitê de Igualdade de Gênero promoveu um seminário destacando ações das mulheres com base na doutrina cooperativista. Ademais, Amartya Sen (2010) afirma que nada atualmente é tão importante na economia política do desenvolvimento quanto um reconhecimento adequado da participação e da liderança política, econômica e social das mulheres. Portanto, objetiva-se neste trabalho discorrer sobre o papel do cooperativismo para a remoção de fontes de privação de liberdade das mulheres e a consequente contribuição para a promoção de processos de desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Daniela Fonseca da Silva

Aluna do PPGDREDES/UFRGS. E-mail: danielafonss@gmail.com.

Anelise Graciele Rambo

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: ane_rambo@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SILVA, D. F. da; RAMBO, A. G. MULHERES, COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21177. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ST7 – COOPERATIVISMO, ECONOMIA COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO