POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: EXPOSIÇÃO E ANÁLISE DO FENÔMENO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA NA MESORREGIÃO NOROESTE RIO-GRANDENSE

Autores

  • Dyllan Frees Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Daniel Claudy da Silveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Larissa Zanela Mendes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Demografia, Mesorregião Noroeste

Resumo

O fenômeno da transição demográfica ocorre de maneiras diferentes dependendo da região, e traz consigo diversas repercussões na estrutura etária e no seu desenvolvimento. Tendo em vista que o estado do Rio Grande do Sul vem apresentando alterações diversas no seu perfil demográfico nas últimas décadas, o presente artigo tem como objetivo central expor e caracterizar tal fenômeno, bem como explorar suas principais repercussões na mesorregião Noroeste Rio-Grandense. A partir disto, o estudo utilizou de referências teóricas e de dados populacionais, para elaborar a caracterização da mesorregião e também seus possíveis efeitos do fenômeno demográfico. Concluiu-se que a mesorregião Noroeste Rio-Grandense está inserida no processo de transição demográfica, sendo que a mesma já́ passou pela primeira fase da transição, e agora se encontra em período de alteração entre a segunda fase e próxima do início da terceira, o que traz oportunidades, como aumento na geração de renda e crescimento econômico, características da segunda fase, mas também, desafios futuros, pois com proximidade de entrada na terceira fase da transição, pode ocorrer o envelhecimento e diminuição populacional, afetando assim, seu ambiente socioeconômico.

Biografia do Autor

Dyllan Frees, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Daniel Claudy da Silveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Desenvolvimento Regional. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações – URI Campus Santo Ângelo e professor da UNIJUÍ.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Larissa Zanela Mendes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Políticas Públicas e graduada em Ciências Sociais - Ciência Política pela Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

FREES, D.; SILVEIRA, D. C. da; MUELLER, A. A.; MENDES, L. Z. POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: EXPOSIÇÃO E ANÁLISE DO FENÔMENO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA NA MESORREGIÃO NOROESTE RIO-GRANDENSE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21144. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS E REPERCUSSÕES NOS TERRITÓRIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2