A GESTÃO SOCIAL COMO ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA PESQUISA PARTICIPATIVA

Autores

  • Verónica Orellana-Navarrete Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN).

Palavras-chave:

pesquisa participativa, gestão social, universidade, inovação social

Resumo

Este ensaio é parte da análise teórica correspondente à pesquisa de doutorado sobre o papel das universidades equatorianas no processo de inovação social. Para a sua elaboração, foi desenvolvida uma revisão da literatura relevante sobre a missão das universidades, a gestão social e a definição de inovação social. Uma abordagem da teoria crítica é estabelecida para convidar à reflexão sobre a missão das universidades e seu papel como agentes de transformação social que buscam a consolidação de processos democráticos e de justiça social. Propõe-se integrar os princípios da gestão social no trabalho universitário, especificamente no que diz respeito às funções substantivas de pesquisa e articulação, com foco no desenvolvimento de projetos de pesquisa participativa que busquem empoderar comunidades e promover o exercício da cidadania deliberativa. dos princípios da solidariedade e do bem comum.

Biografia do Autor

Verónica Orellana-Navarrete, Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN).

Doctoranda de Gestión Tecnológica en la Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN-Ec)

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

ORELLANA-NAVARRETE, V. A GESTÃO SOCIAL COMO ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA PESQUISA PARTICIPATIVA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22860. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ST4 – Inovação, Gestão de organizações e dinâmicas de mercados