REGULAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E A DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO

Autores

  • Marjorie Reis Muller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • Maria Anastácia Johann Deckmann UNICRUZ/RS
  • Sandra Beatriz Vicenci Fernandes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Palavras-chave:

Lobby, Agronegócio, Descolonialidade, Sustentabilidade

Resumo

O presente estudo pretende analisar a influência do pensamento colonial e a ação do lobby  na  condução  da  pasta  ambiental do Brasil sobretudo por parte da bancada ruralista na reestruturação do código florestal.  Em  um  primeiro,  momento  trata-se da necessidade de emancipação dos dogmas coloniais seguida da cartografiada bibliografia  existente  sobre  as  alterações  da legislação  ambiental   realizadas  nos  últimos   anos.   Observou-se o  considerável recrudecimento   das   leis   de   proteção   e conservação, seguido da   anistia   e   afrouxamento   da   fiscalização   realizada   no   setor   do   agronegócio,   segmento   este capitaneador do desmatamento legal e ilegal no País.

Biografia do Autor

Marjorie Reis Muller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Bacharel em Administração. Bolsista de pesquisa CAPES/CNPQ do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí/RS). 

Maria Anastácia Johann Deckmann, UNICRUZ/RS

Médica Veterinária pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ/RS). Estudante de de Pós-graduação stricto sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí/RS). 

Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutora em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pósgraduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí/RS). 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MULLER, M. R.; DECKMANN, M. A. J.; FERNANDES, S. B. V. REGULAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E A DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21205. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ST8 – DIÁLOGOS DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS