O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM OLHAR SOBRE A AGENDA 2030 DA ONU E A BUSCA PELO TRABALHO DECENTE NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Francieli Boito UNISC

Palavras-chave:

Trabalho escravo, Agenda 2030, Trabalho decente, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo tem como objetivo, analisar a aplicabilidade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas  (ONU)  no Estado do Rio Grande do Sul. Especificamente, pretende-se  apresentar   dados   históricos   sobre   a   escravidão   no   Estado; contextualizar a Agenda 2030 da ONU dano ênfase ao seu oitavo objetivo; investigar as  ações  realizadas  pelo  Estado  para  a implementação da Agenda na busca pelo trabalho decente.  A  metodologia  utilizada  para  esse  estudo  consiste  no  método dedutivo de caráter qualitativo. A técnica de pesquisa utilizada é a bibliográfica. Conclui-se, que no  Estado  do  Rio  Grande  do Sul há muito a se fazer para que a Agenda 2030 possa trazer resultados positivos.

Biografia do Autor

Francieli Boito, UNISC

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista Prosuc/Capes. Integrante do grupo de pesquisa em relações internacionais direito e poder da Unochapecó. 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

BOITO, F. O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM OLHAR SOBRE A AGENDA 2030 DA ONU E A BUSCA PELO TRABALHO DECENTE NO RIO GRANDE DO SUL . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21197. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ST8 – DIÁLOGOS DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS