O DESEMPENHO NO IDEB E A INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIOECONÔMICOS E ESCOLARES: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE SÍTIO NOVO DO TOCANTINS/TO E IRAPUAN PINHEIRO/CE
THE PERFORMANCE IN THE IDEB AND THE INFLUENCE OF SOCIOECONOMIC AND SCHOOL FACTORS: A COMPARISON BETWEEN THE MUNICIPALITIES OF SÍTIO NOVO DO TOCANTINS / TO AND IRAPUAN PINHEIRO / CE
Palabras clave:
Desempenho no IDEB., Fatores socioeconômicos., Comparativo., Sítio Novo do Tocantins/TO., Irapuan Pinheiro/CE.Resumen
Este artigo faz um estudo comparativo entre os fatores socioeconômicos e o desempenho dos alunos da educação básica no IDEB dos Municípios de Sítio Novo do Tocantins/TO e Irapuan Pinheiro/CE. Desse modo, questiona-se como municípios com fatores econômicos e sociais tão semelhantes tem desempenho no IDEB tão diferentes. O estudo é uma pesquisa exploratória/explicativa, através de uma revisão bibliográfica e documental, almejando uma maior familiaridade com o problema, para assim explicitá-lo. O presente trabalho se justifica porque estuda os fatores que influenciam o desempenho escolar infantil, partindo-se da premissa freiriana de que a educação é fonte de transformação social e econômica. Nesse contexto, pretende-se demonstrar que os fatores socioeconômicos sozinhos não explicam o desempenho escolar dos alunos, que são muito influenciados pela qualidade da escola onde estudam.