A CONTRIBUIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL NA APRENDIZAGEM DAS CLASSES POPULARES
THE CONTRIBUTION OF CULTURAL CAPITAL TO LEARNING POPULAR CLASSES
Palabras clave:
Educação., Boudier., Vulnerabilidade Social., Ralé BrasileiraResumen
O propósito deste estudo foi analisar as contribuições que o capital cultural exerce no aprendizado das classes populares. Destacamos como os capitais culturais contribuíram de forma negativa no processo de aprendizagem de escolas localizadas em periferias. O estudo baseou-se no diagnóstico empírico do capital cultural das classes populares, e na análise documental qualitativa de uma Escola Pública localizada na periferia do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Deste modo, a bagagem familiar, bem como as heranças culturais, aqui empregada como capital cultural são responsáveis pelo sucesso ou fracasso no aprendizado das classes populares, uma vez que, essas classes enfrentam problemas estruturais e sociais que vão muito além do capital cultural incorporado. Acreditamos que o estudo contribuirá para uma nova apreciação sobre as dificuldades e desafios que os alunos menos favorecidos enfrentam para atingir o aprendizado.