A EDUCAÇÃO COMO INDUTORA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

EDUCATION AS AN INDUCTOR IN THE TERRITORIAL DEVELOPMENT PROCESS

Autores/as

  • Brandon Chagas LIMA UEMS
  • Daniele Paula JUCHNESKI UEMS
  • Carlos Otávio ZAMBERLAN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Carlos Buesa BUSÓN

Palabras clave:

Educação., desenvolvimento regional., transformação., território.

Resumen

O presente estudo objetiva compreender o papel da educação enquanto indutora no processo de desenvolvimento de um território, considerando dentre a temática, as principais questões que se apresentam como fundamentais para que se possam captar os impactos econômicos e sociais ocasionados pela variável educação. A importância desta pesquisa encontra respaldo no papel imprescindível da educação enquanto formadora de pensamento crítico e agente de transformações do meio. Como metodologia foram adotadas as análises lexical e discursiva, de entrevistas, realizadas através do projeto Aranduassu UEMS, com professores doutores atuantes na área da educação, e que trataram da temática abordada. Os resultados apontam para a importância de estudos voltados para a educação dentre o campo do desenvolvimento, e para as mudanças de base estrutural, as quais merecem atenção, onde a educação tem de se moldar ao pensar crítico às adaptações das dinâmicas do mercado.

Biografía del autor/a

Brandon Chagas LIMA, UEMS

Administrador, bolsista CAPES, aluno do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, da UEMS; 

Daniele Paula JUCHNESKI, UEMS

Turismóloga, bolsista CAPES, aluna do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, da UEMS; 

Carlos Otávio ZAMBERLAN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

Carlos Buesa BUSÓN

Professor de programas de Mestrado na Espanha, México e Colômbia. Doutor em Comunicação e Educação em Entornos Digitais do Espaço Europeu de Educação Superior-EEES; 

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

CHAGAS LIMA, B. .; PAULA JUCHNESKI, D.; OTÁVIO ZAMBERLAN, C. .; BUESA BUSÓN, C. . A EDUCAÇÃO COMO INDUTORA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: EDUCATION AS AN INDUCTOR IN THE TERRITORIAL DEVELOPMENT PROCESS. Actas del Simposio Latinoamericano de Estudios de Desarrollo Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21181. Acesso em: 25 nov. 2024.