ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ARAL MOREIRA – MS

STUDY OF TEACHING MOTIVATION IN THE STATE EDUCATION NETWORK IN THE CITY OF ARAL MOREIRA – MS

Autores

  • Obedias Miranda BELARMINO UEMS
  • Priscila Judice LEMES UEMS
  • Carlos Otávio ZAMBERLAN UEMS

Palavras-chave:

Motivação docente., Território Fronteiriço., Teoria dos dois fatores de Herzberg., Ambiente escolar.

Resumo

A motivação é considerada na literatura acadêmica como um elemento de diferencial competitivo entre as organizações, uma vez que profissionais motivados tendem a desempenhar suas atividades de forma eficaz, produzindo resultados melhores e mais expressivos. O estudo tem por objetivo compreender quais as influências dos fatores da Teoria de Herzberg no processo motivacional dos professores da rede pública de ensino das escolas estaduais do Município de Aral Moreira, estado de Mato Grosso do Sul, região de fronteira com o Paraguai. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com abordagens qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os fatores mantenedores dos ambientes escolares favorecem um estado de insatisfação e carecem de melhorias, uma vez que apresentam médias baixas. Em relação ao estado motivacional, 67% dos docentes encontram-se desmotivados com a atual condição do sistema educacional, o que aponta para necessidade de ações conjuntas mediadas pela concertação social.

Biografia do Autor

Obedias Miranda BELARMINO, UEMS

Administrador, mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos - UEMS.

Priscila Judice LEMES, UEMS

Advogada, mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos – UEMS. 

Carlos Otávio ZAMBERLAN, UEMS

Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular nos cursos de Administração e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MIRANDA BELARMINO, O. .; JUDICE LEMES, P. .; OTÁVIO ZAMBERLAN, C. . ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ARAL MOREIRA – MS: STUDY OF TEACHING MOTIVATION IN THE STATE EDUCATION NETWORK IN THE CITY OF ARAL MOREIRA – MS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21189. Acesso em: 26 abr. 2024.