PERSPECTIVAS DO SANEAMENTO EM CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: APRENDIZADOS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS TRÊS ESTADOS DO SUL

Autores

  • Fernanda Gewehr de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Cleusa Maria Rossini Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniel Rubens Cenci Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Eliane Marili Uhde Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jéssica Bronzatti Mello Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Leonir Terezinha Uhde Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relatórios climáticos, Governo Estadual, Saneamento básico

Resumo

O presente trabalho analisa o saneamento e as mudanças climáticas associadas, e tem como objetivo um levantamento de relatórios que interligam as mudanças climáticas e o saneamento básico contextualizados na Região Sul do país, que compreende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi documental e de análise crítica. O estudo conclui que os Estados possuem um movimento de pensar sustentabilidade, participar de eventos relacionados às mudanças climáticas e produzir relatórios. Os resultados, no entanto, mostram que existe uma lacuna do conhecimento entre ações de prevenção aos eventos climáticos e o planejamento e infraestrutura do saneamento, ausência de uma visão holística para resolver problemas existentes e conectados ao tema, assim como a necessidade de readequar suas agendas e efetivação da gestão democrática.

Biografia do Autor

Fernanda Gewehr de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Advogada. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGSAS/UNIJUÍ). Estudante do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade CNPq.

Cleusa Maria Rossini, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGSAS/UNIJUÍ). Estudante do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade CNPq.

Daniel Rubens Cenci, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da UNIJUI. Professor do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq).

Eliane Marili Uhde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Professora Municipal de Ajuricaba/RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGSAS/UNIJUÍ).

Jéssica Bronzatti Mello, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Arquiteta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGSAS/UNIJUÍ).

Leonir Terezinha Uhde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência do solo/ PPGCS-UFSM. Professora do curso de Agronomia e docente colaboradora do Mestrado em Sistemas ambientais e Sustentabilidade, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

OLIVEIRA, F. G. de; ROSSINI, C. M.; CENCI, D. R.; UHDE, E. M.; MELLO, J. B.; UHDE, L. T. PERSPECTIVAS DO SANEAMENTO EM CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: APRENDIZADOS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS TRÊS ESTADOS DO SUL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21106. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL