POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: OBSERVAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

Autores

  • Carlos Stavizki Junior Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cláudia Tirelli Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marco André Cadoná Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Política pública, Movimento social, Prevenção ao suicídio, Governo municipal

Resumo

Este trabalho apresenta observações críticas sobre o processo de formulação de uma política pública, destacando as relações e os conflitos entre movimentos sociais e governo. A partir de análise documental e bibliográfica, analisa-se o processo de criação do Comitê de Prevenção ao Suicídio de Santa Cruz do Sul (CMPS) e o seu papel de intermediador entre um movimento
social de prevenção ao suicídio e o governo municipal. A partir de uma abordagem relacional pautada no pressuposto da mútua constituição entre Estado e sociedade civil, discute-se como os movimentos sociais têm buscado incidir nas políticas públicas a partir da participação em espaços institucionais, tais como o CMPS. Conclui-se que a criação do CMPS, e a sua institucionalização na estrutura governamental, representou um passo fundamental para viabilizar a criação de uma Política Pública de Prevenção ao Suicídio no município.

Biografia do Autor

Carlos Stavizki Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC); Bacharel em Serviço Social; Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GEPEDR/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR).

Cláudia Tirelli, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora e Mestre em Sociologia (UFRGS); Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS); Líder do grupo de estudos e pesquisa sobre Democracia e Políticas Públicas (GEDEPP/UNISC).

Marco André Cadoná, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Sociologia Política (UFSC); Mestre em Sociologia (UFRGS); Bacharel em Filosofia (UNIJUÍ); Docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

STAVIZKI JUNIOR, C.; TIRELLI, C.; CADONÁ, M. A. POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: OBSERVAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21097. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL