DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO VOLTADO AO PLANEJAMENTO DAS ADEQUAÇÕES AMBIENTAIS

Autores

  • Leonir Terezinha Uhde Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Natiane Carolina Ferrari Basso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Karin Coppetti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Imóveis rurais, Sistemas agropecuários, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir com o desenvolvimento regional por meio da realização de um diagnóstico ambiental de uma unidade de produção, voltado ao planejamento das adequações ambientais de imóveis rurais, como uma forma de entender e auxiliar os agricultores na efetivação e organização de suas atividades produtivas, sem que isso venha a comprometer o meio ambiente em que está inserido e, consequentemente, melhorar os ganhos obtidos nos diferentes sistemas envolvidos. Para o estudo foram feitas entrevistas com agricultores em uma unidade de produção agropecuária do município de Ijuí, RS, Brasil. O estudo, voltado ao planejamento das adequações ambientais, foi realizado a partir de entrevistas, e teve por finalidade conhecer o funcionamento da unidade de produção e caracterizar o sistema produtivo e a região em que esta se encontra. Após, verificou-se a existência de potencialidades ambientais e possíveis problemas que poderiam ser resolvidos com o planejamento para adequação do imóvel rural. Com isso, formulou-se proposições para adequações no local. O diagnóstico ambiental e posterior planejamento das adequações ambientais, é de extrema importância para auxiliar o produtor rural na adequação do seu imóvel rural e, consequentemente, melhorar os manejos que são realizados na propriedade. Além disso, fazer o diagnóstico ambiental serve para auxiliar os engenheiros agrônomos na indicação dos manejos que mais bem se adequam à realidade de cada propriedade rural e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e em acordo com o que se preconiza em termos de legislação ambiental.

Biografia do Autor

Leonir Terezinha Uhde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil e Professora Adjunta da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Natiane Carolina Ferrari Basso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Agronomia pela  Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Karin Coppetti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduanda em Agronomia pela  Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

UHDE, L. T. .; BASSO, N. C. F. .; COPPETTI, K. . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO VOLTADO AO PLANEJAMENTO DAS ADEQUAÇÕES AMBIENTAIS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21158. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ST2 – TERRITÓRIO, GOVERNANÇA E INTEGRAÇÃO REGIONAL