DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES: O QUE MOSTRAM OS INDICADORES?

SOCIOECONOMIC DEVELOPMENT IN CATARINIAN MUNICIPALITIES: WHAT DO THE INDICATORS SHOW?

Autores

  • Vilmar Nogueira DUARTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Alexandre de Souza CORRÊA Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional., Mesorregiões., Municípios., Santa Catarina.

Resumo

Este artigo analisa a evolução do desenvolvimento socioeconômico dos municípios do estado de Santa Catarina entre os anos de 2005 e 2016, mensurada pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Para tanto, foram utilizadas duas abordagens: i) Intraestadual: IFDM dos municípios de Santa Catarina em relação à média do estado; e ii) Interestadual: IFDM dos municípios catarinenses em relação à média brasileira. Os resultados mostram uma condição melhor de desenvolvimento dos municípios catarinenses quando analisados pela ótica da média nacional, ao contrario de quando comparados com a média estadual, em que as desigualdades são mais evidentes.

Biografia do Autor

Vilmar Nogueira DUARTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo (PR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Alexandre de Souza CORRÊA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo (PR). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

NOGUEIRA DUARTE, V. .; DE SOUZA CORRÊA, A. . DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES: O QUE MOSTRAM OS INDICADORES? SOCIOECONOMIC DEVELOPMENT IN CATARINIAN MUNICIPALITIES: WHAT DO THE INDICATORS SHOW?. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21193. Acesso em: 23 abr. 2024.