O PAPEL E A GESTÃO DAS UNIVERSIDADES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

THE ROLE AND MANAGEMENT OF UNIVERSITIES IN REGIONAL DEVELOPMENT

Autores

  • Mônica de Fatima BERNO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 
  • Rosenery Loureiro LOURENÇO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Palavras-chave:

Universidade pública., Reforma Gerencial., Desenvolvimento regional.

Resumo

A universidade é uma instituição social que comunica o funcionamento e a estrutura da sociedade. Nos últimos anos, sob a força do neoliberalismo, o ensino superior vem se aproximando de um modelo de mercantilização a fim de transformar o conhecimento em produto negociável. O papel da universidade pública, em tempos neoliberais, vem sendo discutido e sua contribuição para o desenvolvimento regional vem recebendo destaque, principalmente no tocante às pesquisas inovativas alinhadas aos meios empresariais, governamentais e à própria sociedade. Este artigo se propõe a refletir sobre o significado e a gestão da universidade, à luz do gerencialismo neoliberal, e os seus impactos para o desenvolvimento.

Biografia do Autor

Mônica de Fatima BERNO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Rosenery Loureiro LOURENÇO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DE FATIMA BERNO, M.; LOUREIRO LOURENÇO, R. . O PAPEL E A GESTÃO DAS UNIVERSIDADES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: THE ROLE AND MANAGEMENT OF UNIVERSITIES IN REGIONAL DEVELOPMENT. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21188. Acesso em: 20 abr. 2024.