Acompanhamento de egressos na Pós-Graduação
perfil e inserção profissional no PPGDR-UNIJUÍ
Palavras-chave:
Universidades, Pós-graduação, Egressos, Perfil, Inserção Profissional.Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CASTRO, I. S. P. et al. O papel da terceira missão em regiões periféricas: o caso do apoio da Universidade Federal do Pará ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (2009-2015). In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. (Org.). Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. CGEE. Brasil: Mestres e Doutores 2024. Brasília, DF: CGEE, 2024. Disponível em: https://mestresdoutores2024.cgee.org.br. Acesso em: 19 ago. 2024.
CHARLES, L. F. J.; NASCIMENTO, I. F. G.; QUEIROZ, T. P.; CIRINO, S. D. Trajetórias profissionais de egressos de um curso de Doutorado em Psicologia. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), Brasília, v. 18, n. 39, p. 1-30, 2022. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1844
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Egressos da Pós-Graduação: áreas estratégicas Relatório técnico 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
GUTIERREZ, M. G. R. de; BARROS, A. L. B. L. de; BARBIERI, M. Seguimento de doutores egressos de um programa de pós-graduação em enfermagem. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 32, n. 2, p. 129-138, 2019.
KEMPTON, L.; REGO, M. C.; ALVES, L. R.; VALLANCE, P.; SERRA, M. A.; TEWDWR-JONES, M. Putting universities in their place: An evidence-based approach to understanding the contribution of higher education to local and regional development. Routledge, 2021.
MARCOVITCH, J. Rastreando a Trajetória e a Empregabilidade dos Egressos. In: MARCOVITCH, J. (org.). Repensar a Universidade II: impactos para a sociedade. São Paulo: Com-Arte, Fapesp, 2019, p. 165-185.
MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PASSOS, B. P. dos. Um referencial para acompanhamento e avaliação da formação recebida dos egressos de um Programa de Pós-graduação. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL. PPGDR. História e Proposta do Programa. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/desenvolvimento . Acesso em: 23 jul. 2024.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Universidade de pesquisa, Estudos Avançados, 36 (104), 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011
SILVA, C. F. da.; FERNANDES, M. N.; GARCIA, F. M.; MAGALHÃES, L. S. Egressos do PPGE/UFAM: Autoavaliação, produção e destinos profissionais (2012–2020). Educação & Sociedade, 45, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.266120
TREVISOL, J. V.; BALSANELLO, G. A pós-graduação sob a perspectiva dos egressos: um estudo de autoavaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, (Campinas) 27 (3), 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300005
VILA, L. E. Abordagens micro e macro para o papel das universidades no desenvolvimento regional. In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. (Org.). Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018. p. 90.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.