Acompanhamento de egressos na Pós-Graduação

perfil e inserção profissional no PPGDR-UNIJUÍ

Autores

  • Ana Luisa Borsatto PPGDR/UNIJUÍ
  • Melissa Welter Vargas PPGDR/UNIJUÍ
  • Laiane Flores PPGDR/UNIJUÍ
  • Daniel Knebel Baggio PPGDR/UNIJUÍ
  • Nelson José Thesing PPGDR/UNIJUÍ

Palavras-chave:

Universidades, Pós-graduação, Egressos, Perfil, Inserção Profissional.

Biografia do Autor

Ana Luisa Borsatto, PPGDR/UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC-CAPES.

Melissa Welter Vargas, PPGDR/UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC-CAPES.

Laiane Flores, PPGDR/UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC-CAPES.

Daniel Knebel Baggio, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Contabilidade e Finanças. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ.

Nelson José Thesing, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Integração Regional (UFPel). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CASTRO, I. S. P. et al. O papel da terceira missão em regiões periféricas: o caso do apoio da Universidade Federal do Pará ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (2009-2015). In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. (Org.). Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. CGEE. Brasil: Mestres e Doutores 2024. Brasília, DF: CGEE, 2024. Disponível em: https://mestresdoutores2024.cgee.org.br. Acesso em: 19 ago. 2024.

CHARLES, L. F. J.; NASCIMENTO, I. F. G.; QUEIROZ, T. P.; CIRINO, S. D. Trajetórias profissionais de egressos de um curso de Doutorado em Psicologia. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), Brasília, v. 18, n. 39, p. 1-30, 2022. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1844

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Egressos da Pós-Graduação: áreas estratégicas Relatório técnico 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.

GUTIERREZ, M. G. R. de; BARROS, A. L. B. L. de; BARBIERI, M. Seguimento de doutores egressos de um programa de pós-graduação em enfermagem. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 32, n. 2, p. 129-138, 2019.

KEMPTON, L.; REGO, M. C.; ALVES, L. R.; VALLANCE, P.; SERRA, M. A.; TEWDWR-JONES, M. Putting universities in their place: An evidence-based approach to understanding the contribution of higher education to local and regional development. Routledge, 2021.

MARCOVITCH, J. Rastreando a Trajetória e a Empregabilidade dos Egressos. In: MARCOVITCH, J. (org.). Repensar a Universidade II: impactos para a sociedade. São Paulo: Com-Arte, Fapesp, 2019, p. 165-185.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PASSOS, B. P. dos. Um referencial para acompanhamento e avaliação da formação recebida dos egressos de um Programa de Pós-graduação. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL. PPGDR. História e Proposta do Programa. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/desenvolvimento . Acesso em: 23 jul. 2024.

SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Universidade de pesquisa, Estudos Avançados, 36 (104), 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011

SILVA, C. F. da.; FERNANDES, M. N.; GARCIA, F. M.; MAGALHÃES, L. S. Egressos do PPGE/UFAM: Autoavaliação, produção e destinos profissionais (2012–2020). Educação & Sociedade, 45, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.266120

TREVISOL, J. V.; BALSANELLO, G. A pós-graduação sob a perspectiva dos egressos: um estudo de autoavaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, (Campinas) 27 (3), 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300005

VILA, L. E. Abordagens micro e macro para o papel das universidades no desenvolvimento regional. In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. (Org.). Universidades e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018. p. 90.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2025-04-06

Como Citar

BORSATTO, Ana Luisa; VARGAS, Melissa Welter; FLORES, Laiane; BAGGIO, Daniel Knebel; THESING, Nelson José. Acompanhamento de egressos na Pós-Graduação: perfil e inserção profissional no PPGDR-UNIJUÍ. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 4, n. 4, 2025. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/26858. Acesso em: 9 abr. 2025.

Edição

Seção

ST3 – Políticas públicas, dinâmicas demográficas e planejamento urbano regional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.