ANALFABETISMO E PESSOAS IDOSAS: REFLEXÕES PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

LITERACY AND ELDERLY PEOPLE: PARTIAL REFLECTIONS OF A RESEARCH IN PROGRESS

Autores

  • Suelyn Maria Longhi de OLIVEIRA Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Claudinéia Lucion SAVI Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes BERNARTT Universidade Tecnologica Federal do Paraná/ UTFPR

Palavras-chave:

Escolaridade., Pessoa Idosa., Longevidade.

Resumo

As pessoas idosas, em número cada vez maior no mundo, e principalmente em países em desenvolvimento com o Brasil, demandam intervenções dos gestores públicos, bem como da sociedade civil, objetivando a construção ou melhoria de políticas públicas. Nesse sentido o Programa “Cidade e Comunidades Amigáveis a Pessoa Idosa” da Organização Mundial de Saúde está sendo implantado em municípios do sudoeste do Paraná. Uma das diretrizes desse Programa mundial é conhecer o perfil da população com idade igual ou superior a 60 anos e, desta forma promover subsídios para ações na educação, a qual é abordada nesse estudo e em outras dimensões que são elementos precípuos à longevidade com qualidade. Dois municípios pertencentes a esse grupo de cidades foram avaliados nesse trabalho, Itapejara D’ Oeste e Santa Tereza do Oeste, no sudoeste e oeste do Paraná respectivamente. A escolha pela variável da escolaridade vem em encontro a relação hipotética entre alfabetização e/ou escolarização na terceira idade em interface com a manutenção e estimulação das funcionalidades cognitivas e a minimização dos impactos da idade. Os resultados encontrados nas duas amostras pesquisadas o analfabetismo e maior na zona urbana do município comparado com a rural e em relação aos outros níveis de escolaridade. Frente a isso, este estudo faz reflexões sobre as questões históricas em relação ao número de analfabetos em contexto atual, bem como, a importância do domínio da leitura e da escrita para a qualidade de vida das pessoas idosas.

Biografia do Autor

Suelyn Maria Longhi de OLIVEIRA, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Regional PPGDR da Universidade Tecnologica Federal do Paraná. 

Claudinéia Lucion SAVI, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Regional PPGDR da Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Maria de Lourdes BERNARTT, Universidade Tecnologica Federal do Paraná/ UTFPR

Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional- PPGDR da Universidade Tecnologica Federal do Paraná/ UTFPR; 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MARIA LONGHI DE OLIVEIRA, S. .; LUCION SAVI, C. .; DE LOURDES BERNARTT, M. . ANALFABETISMO E PESSOAS IDOSAS: REFLEXÕES PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO: LITERACY AND ELDERLY PEOPLE: PARTIAL REFLECTIONS OF A RESEARCH IN PROGRESS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21192. Acesso em: 29 mar. 2024.