A CONTRIBUIÇÃO DE CELSO FURTADO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Flavio Fortunato Cardoso
  • Paula Dittrich Corrêa
  • Ivo Marcos Theis
  • Lilian Blanck de Oliveira

Palavras-chave:

Celso Furtado, Dependência, Desenvolvimento, Subdesenvolvimento

Resumo

Pensar em desenvolvimento econômico no Brasil e América Latina sem pensar na produção intelectual de Celso Furtado (1920 – 2004), é desconsiderar parte das epistemologias do Sul para o Sul. Sendo assim, este artigo, tem por objetivo, apresentar um pouco da história de Celso Monteiro Furtado e algumas de suas contribuições para pensar o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, na América Latina, Caribe e no Brasil. A metodologia adotada para esta pesquisa, foi a qualitativa, por meio da técnica de revisão bibliográfica. Com base na pesquisa realizada, concluímos que para alcançar o desenvolvimento, é necessário que pensemos melhores formas de homogeneização social, por meio de dispositivos de equidade.

Biografia do Autor

Flavio Fortunato Cardoso

Bolsista CAPES - Demanda Social, mestrando em Desenvolvimento Regional da FURB; e-mail: ffc663@gmail.com.

Paula Dittrich Corrêa

Bolsista gratuidade FURB, mestranda em Desenvolvimento Regional da FURB; e-mail:
paulinha.dittich.correa@gmail.com.

Ivo Marcos Theis

Doutor em Geografia Humana (Eberhard-Karls Universität Tübingen/Alemanha, 1997), Pós-Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp, 2008) e em Desenvolvimento Regional (USCS, 2016); professor titular no PPGDR-FURB e líder do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional (NPDR); e-mail: theis@furb.br.

Lilian Blanck de Oliveira

Orientadora Doutora em Teologia pela EST; professora titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB; Líder do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD); e-mail: lilianbo@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

CARDOSO, F. F.; CORRÊA, P. D. .; THEIS, I. M.; OLIVEIRA, L. B. de. A CONTRIBUIÇÃO DE CELSO FURTADO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL BRASILEIRO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21169. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL