INTERVENÇÕES TERRITORIALIZADAS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOS CRAS: BENEFÍCIOS EVENTUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Deise Thais Natsume Carolo Universidade do Contestado
  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado
  • Ana Cláudia Mitura Uniguaçu

Palabras clave:

Proteção social, Assistência social, CRAS, Pandemia

Resumen

O texto aborda o tema da Política Pública de Assistência Social, que quando operacionalizada pela esfera municipal, utiliza-se dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos quais podem ser acessados pela população do território adstrito, os benefícios eventuais. Portanto, indaga-se como esse processo de concessão desses benefícios vem sendo demandados em tempos de pandemia? O objetivo do artigo então é o de refletir acerca das intervenções da Política Pública de Assistência Social, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), na concessão dos benefícios eventuais requisitados pela população do território adstrito, em tempos de pandemia. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a descrição dos dados da observação participante. Como resultados destaca-se que a vulnerabilização da população agravase com o advento pandêmico e a assistência social se tornou o recurso estratégico para acessar bens e benefícios que supram as necessidades básicas mínimas. Portanto, confirma-se o caráter de proteção social da Política Pública de Assistência Social. Nesse caso, o direito social aos benefícios são usufruídos mesmo que a população, neste momento de insegurança e desamparo, não os assim reconheçam. Quanto mais próximo da população a assistência social estiver, mais acesso aos direitos de direito poderá proporcionar.

Biografía del autor/a

Deise Thais Natsume Carolo, Universidade do Contestado

Mestranda em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado - UnC Canoinhas.

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado

Professora Doutora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado - UnC Canoinhas.

Ana Cláudia Mitura, Uniguaçu

Graduada em Serviço Social, pela Uniguaçu, Assistente Social do município de Bituruna.

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

CAROLO, D. T. N.; MILANI, M. L.; MITURA, A. C. INTERVENÇÕES TERRITORIALIZADAS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOS CRAS: BENEFÍCIOS EVENTUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Actas del Simposio Latinoamericano de Estudios de Desarrollo Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21101. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL