INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DE GESTORES E EMPREGADOS DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Tainara Kaspary IMED
  • Rafaela Pizzi IMED
  • Carlos Costa IMED

Palavras-chave:

Comprometimento afetivo, Comprometimento instrumental, Intenções comportamentais, Empregados, Gestores

Resumo

Nas últimas décadas, têm-se dado ênfase a pesquisas sobre o comprometimento organizacional, a fim de compreender o binômio indivíduo-organização. Nessa direção, o presente trabalho buscou conhecer as intenções comportamentais de empregados e gestores de empresas do terceiro setor do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, acerca do comprometimento organizacional. O estudo caracterizou-se como quantitativo, descritivo e de corte transversal, obtendo-se os dados primários pela utilização da pesquisa do tipo Survey, via Internet, a uma amostra não probabilística por conveniência de 84 indivíduos. Os resultados apontam que os empregados e gestores estão efetivamente ligados as organizações por aspectos afetivos, condicionados ao comprometimento afetivo. Ademais, no que tange às intenções comportamentais, os colaboradores apresentam maiores médias quando se trata de melhor desempenho e produtividade.

Biografia do Autor

Tainara Kaspary, IMED

Mestranda em Administração na IMED e bolsista PROSUP/Capes.

Rafaela Pizzi, IMED

Bacharel em Administração (IMED).

Carlos Costa , IMED

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) em IMED.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

KASPARY, T.; PIZZI, R.; COSTA , C. INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DE GESTORES E EMPREGADOS DO TERCEIRO SETOR . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21230. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ST6 – INOVAÇÃO, GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS DE MERCADOS