ANALFABETISMO E PESSOAS IDOSAS: REFLEXÕES PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
LITERACY AND ELDERLY PEOPLE: PARTIAL REFLECTIONS OF A RESEARCH IN PROGRESS
Palavras-chave:
Escolaridade., Pessoa Idosa., Longevidade.Resumo
As pessoas idosas, em número cada vez maior no mundo, e principalmente em países em desenvolvimento com o Brasil, demandam intervenções dos gestores públicos, bem como da sociedade civil, objetivando a construção ou melhoria de políticas públicas. Nesse sentido o Programa “Cidade e Comunidades Amigáveis a Pessoa Idosa” da Organização Mundial de Saúde está sendo implantado em municípios do sudoeste do Paraná. Uma das diretrizes desse Programa mundial é conhecer o perfil da população com idade igual ou superior a 60 anos e, desta forma promover subsídios para ações na educação, a qual é abordada nesse estudo e em outras dimensões que são elementos precípuos à longevidade com qualidade. Dois municípios pertencentes a esse grupo de cidades foram avaliados nesse trabalho, Itapejara D’ Oeste e Santa Tereza do Oeste, no sudoeste e oeste do Paraná respectivamente. A escolha pela variável da escolaridade vem em encontro a relação hipotética entre alfabetização e/ou escolarização na terceira idade em interface com a manutenção e estimulação das funcionalidades cognitivas e a minimização dos impactos da idade. Os resultados encontrados nas duas amostras pesquisadas o analfabetismo e maior na zona urbana do município comparado com a rural e em relação aos outros níveis de escolaridade. Frente a isso, este estudo faz reflexões sobre as questões históricas em relação ao número de analfabetos em contexto atual, bem como, a importância do domínio da leitura e da escrita para a qualidade de vida das pessoas idosas.