O COOPERATIVISMO E SEU PAPEL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO: A EXPERIÊNCIA DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Camila Carneiro Lobato UFFS
  • Bruna Gabriele Rocha de Souza UFFS

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Diversidade, Cooperativa

Resumo

Este trabalho possui como objetivo descrever como Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu - CAMTA e as Cooperativas de produção Orgânica da Transamazônica e Xingu contribuem para o desenvolvimento das regiões em que estão inseridas no estado do Pará. O cooperativismo no estado do Pará se configura como uma importante forma de organização dosagricultores familiares e uma ferramenta para o desenvolvimento do estado. As cooperativas ao lado de outras iniciativas empresarias uma importante ferramenta para o desenvolvimento local, promovendo capacitação para os agricultores familiares, geração de emprego e renda, comercialização direta, dentre outros benefícios.

Biografia do Autor

Camila Carneiro Lobato, UFFS

Doutora em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2014). PPGADR/UFFS.

Bruna Gabriele Rocha de Souza, UFFS

Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável - Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

LOBATO, C. C. .; ROCHA DE SOUZA, B. G. . O COOPERATIVISMO E SEU PAPEL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO: A EXPERIÊNCIA DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DO ESTADO DO PARÁ . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21135. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST7 – COOPERATIVISMO, ECONOMIA COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO