ALTERNATIVAS QUE TRANSFORMAM VIDAS: o papel da feira de produtos da agricultura familiar de São Lourenço do Oeste/SC

Autores

  • Sidiane dos Santos Alvaristo Unochapecó
  • Tiago Luiz Pereira Unochapecó
  • Clarete Trzcinski Unochapecó
  • Cristiane Tonezer Unochapecó
  • Rosana Maria Badalotti

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Feira, Redes Agroalimentares Alternativas, Protagonismo Feminino

Resumo

A interação entre produtores e consumidores no contexto das cadeias curtas, a exemplo das feiras da agricultura familiar, constitui a problemática do presente estudo, que buscou analisar como a Feira de produtos da agricultura familiar do município de São Lourenço do Oeste/SC constitui alternativa para o sistema agroalimentar global. Utilizou-se como metodologia um levantamento de dados realizado na feira por meio da técnica de entrevista semiestrutrada aplicada a uma produtora feirante e uma consumidora, escolhidas de forma aleatória. Apreende-se que a agricultura familiar, pela sua capacidade de adaptação e resistência, além de inserir-se no contexto do modelo agroalimentar global, também é capaz de constituir modos alternativos de produção e comercialização, como as feiras, espaços característicos das Redes Agroalimentares Alternativas. Segundo as informações coletadas, a feira se caracteriza como um espaço de interação entre as expectativas de produtores e consumidores, possibilitando qualidade de vida a ambos e se constituindo como um processo alternativo aos grandes mercados globalizados. Destaca-se o protagonismo feminino tanto no saber empregado na produção dos alimentos comercializados, quando na renda familiar proporcionada pela feira.

Biografia do Autor

Sidiane dos Santos Alvaristo, Unochapecó

Bolsista UNIEDU/FUMDES, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó.

Tiago Luiz Pereira, Unochapecó

Bolsista UNIEDU/FUMDES, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó.

Clarete Trzcinski, Unochapecó

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristiane Tonezer, Unochapecó

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS, professora titular da Unochapecó.

Rosana Maria Badalotti

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ALVARISTO, S. dos S.; PEREIRA, . T. L.; TRZCINSKI, . C.; TONEZER, C.; BADALOTTI , R. M. ALTERNATIVAS QUE TRANSFORMAM VIDAS: o papel da feira de produtos da agricultura familiar de São Lourenço do Oeste/SC . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21229. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

ST6 – INOVAÇÃO, GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS DE MERCADOS