DILEMAS DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL: A EXPERIÊNCIA DOS PLANOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Flaubert Fernandes Torquato Lopes Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Território, Planejamento territorial, Sustentabilidade

Resumo

O artigo expõe uma tentativa suscinta de proceder uma contextualização teórica e histórica acerca do debate sobre a implementação de políticas territoriais orientadas pelo que se definiu de novo paradigma em que o desenvolvimento regional é concebido como um processo de mudança estrutural em que desenvolvimento é referendado em sistemas modernos de
planejamento, quais sejam: democracia, descentralização, participação, organização social e política. A promoção de processos de desenvolvimento pautados nestes princípios tem se baseado, do ponto de vista analítico/teórico, na noção de desenvolvimento local endógeno e sustentável. Dessa forma, experiências diversas de políticas públicas foram elaboradas com o propósito de combater as desigualdades regionais. No caso específico do Rio Grande do Norte, a elaboração de Planos Regionais de Desenvolvimento Sustentáveis foi a estratégia adotada com o propósito de envolver as regiões do Estado num processo de construção de arranjos institucionais a fim de fortalecer o território.

Biografia do Autor

Flaubert Fernandes Torquato Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Aluno do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, da UFPE.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

LOPES, F. F. T. DILEMAS DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL: A EXPERIÊNCIA DOS PLANOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21107. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL