ANÁLISE ESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Renata Cattelan UNIOESTE
  • Fernanda Mendes Bezerra UNIOESTE
  • Marcelo Lopes De Moraes UNIOESTE

Palavras-chave:

Educação, Setores produtivos, Análise Exploratória de Dados Espaciais

Resumo

Os setores econômicos em geral sofrem modificações com a inserção de capital
humano, alguns com mais intensidade do que outros. Por este motivo, a educação tem papel
primordial no crescimento e desenvolvimento de uma nação. Neste sentido, o objetivo desta
pesquisa é verificar se existe relação espacial entre a qualidade do ensino e a especialização
dos setores produtivos. Ainda, verificar em qual dos setores a influência da educação é mais
significativa. A metodologia utilizada foi a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE)
com objetivo de identificar espacialmente como ocorre a associação entre as duas variáveis
para os municípios do estado do Paraná, para os anos de 2012 e 2016, comparativamente. A
variável utilizada para medir a qualidade do ensino foi o IDEB, enquanto que a variável
referente a especialização dos setores foi calculada por meio do Quociente Locacional (QL),
utilizando como variável base o número de empregos por setor. Os principais resultados
mostraram que a especialização do setor agropecuário e do setor de serviços é associado
negativamente com a variável IDEB, enquanto que os setores do comércio, construção civil
e indústria apresentam relação positiva com a qualidade da educação, para os dois anos.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

CATTELAN, R.; BEZERRA, F. M.; DE MORAES, M. L. ANÁLISE ESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA NO ESTADO DO PARANÁ. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10565. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

EIXO 2: SISTEMAS PRODUTIVOS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL