Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação (SIEPEC)
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Edição Atual
n. 1 (2020): XXI ENACED e I SIEPEC
Publicado:
2020-12-28
editorial
PDF
1 - O currículo da educação infantil, a alfabetização e o letramento
As CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Karine Medina, Laís Cristine Jung, Joice Priscila Mroginski
PDF
MARCOS HISTÓRICOS DO SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DA CRIANÇA, E DA INF NCIA E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO
Andrieli Taís Hahn Rodrigues, Angélica Taís Schneiders Angélica Taís Schneiders
PDF
2 - Releitura dos teóricos em educação
PENSANDO A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR A PARTIR DO VIÉS PSICANALÍTICO
Bruna Rossato da Silva, Emanuel Dos Santos, Camila Ardenghi de Oliveira, Luciana da Silva de Castro
PDF
A APRENDIZAGEM PERMANENTE NA CONTEMPORANEIDADE
Mário José Puhl
PDF
CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES ACERCA DO EXERCÍCIO DOCENTE POR MEIO DA LINGUAGEM
Marsoé Cristina Dahlke, Jordana Perkoski Dumke
PDF
A POSTURA ÉTICA DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA POTENCIALIDADE PARA A FORMAÇÃO HUMANA QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
PDF
AS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO VIÉS DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Paula Luiza Pündrich, Adriane Helena Dutra Quaresma, Celso José Martinazzo
PDF
PISTAS CARTOGRÁFICAS COMO POSSIBILIDADE DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO/ ENSINO DE CIÊNCIAS
Daniela Carolina Ernest, Luciano Gonçalves Soares, Andressa de Camões Hilgert, Deniz Alcione Nicolay
PDF
EDUCAÇÃO NA ERA PLANETÁRIA EM TEMPOS DE PESTE
Ana Laura Arnhold, Ulisses Stefanello Karnikowski, Jamile Tábata Balestrin Konageski
PDF
MODERNIDADE, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS DE COMPREENSÃO
Carla Riethmüller Haas Barcellos, Luana Rodrigues dos Santos
PDF
3 - Desenvolvimento de Currículo
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Carla Maria Leidemer Bruxel
PDF
COMPREENSÃO CONTEUDISTA-INGÊNUA ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Kelly Karine Kreuz, Fabiane de Andrade Leite
PDF
O CURRÍCULO E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PRIMADO DOS DESEJOS E DAS SUBJETIVIDADES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA FILOSOFIA DA DIFERENÇA
Sirlei Rigodanzo, Daniela Carolina Ernst, Cátia Keske, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
PDF
LIVROS DIDÁTICOS E O ENSINO DE BOTÂNICA
Vanessa de Lima, Roque Ismael da Costa Güllich
PDF
CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANALISADAS EM UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO
Taciara Lais Borgartz, Rubia Emmel
PDF
UMA ANÁLISE ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO E DAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO PAÍS
Eduarda da Silva Lopes, Erica do Espirito Santo Hermel
PDF
4 - Educação Inclusiva: diferença e diversidade na escola
INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Salete Mendes de Oliveira, Rovian Silva da Silva, Arisa Araujo da Luz
PDF
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
Jamile Tábata Balestrin Konageski, Ana Laura Arnhold
PDF
AUTISMO: UMA PERSPECTIVA FAMILIAR E SOCIAL ATRAVÉS DE ANÁLISE DE BLOGS
Juliane Cláudia Piovesan, Gabrieli Schäffer
PDF
EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) DE 2011 A 2017
Erica do Espírito Santo Hermel, Rafaela Spohr Haas
PDF
UMA HERMENÊUTICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EQUITATIVA, INCLUSIVA E COM APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA
Matheus Venquiaruti, Vanessa Rodrigues Grigolo, Bryan Leal de Melo, Arisa Aráujo da Luz
PDF
OS DESAFIOS DA DIDÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA
Júlia Amanda Herter Schneider, Eulália Beschorner Marin
PDF
INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE: QUESTÕES, DILEMAS E DESAFIOS
Rovian Silva da Silva, Arisa Araujo da Luz
PDF
5 - Cidadania, cultura e currículo
PEQUENOS GRANDES ARTISTAS
Grasiela Carvalho, Michele Delavusca
PDF
CONTÁGIO: AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A FICTÍCIA PANDEMIA DA MEV-1 E A COVID-19
Marcelo Fabrício da Frota
PDF
A SUPERVISÃO EDUCACIONAL COMO TRABALHO POTENCIALIZADOR NO DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES AFETIVAS NA ESCOLA
Tamini Wyzykowski, Marli Dallagnol Frison
PDF
ERVAS MEDICINAIS E A CULTURA KAINGANG: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA TEMÁTICA NO CURRÍCULO REAL DA ESCOLA
Adailton Fojin Freitas, Liria Ângela Andrioli
PDF
ANTROPOLÍTICA E COMPLEXIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROSPECÇÕES E APRENDIZADOS A PARTIR DO LIVRO “TERRA-PÁTRIA” DE EDGAR MORIN
Evandresson Patrick de Lima
PDF
O TEATRO DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL
Juliana Campoy Miranda de Souza, HEDI MARIA LUFT
PDF
6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada
PERCURSOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ATENÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
Débora Kélli Freitas de Melo, Judite Scherer Wenzel
PDF
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CONCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO DE LUTAS/ARTES MARCIAIS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Isis do Amaral Thums, Larissa Tolfo Gottin, Fabiana Ritter Antunes, Aline Ribeiro Dos Santos
PDF
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO EM MATEMÁTICA E FÍSICA
Tailon Thiele, Juliana Henriques Amaral, Ana Paula do Prado, Eliane Miotto Kamphort
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS COOPERATIVOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Isis Amaral Thums, Fabiana Ritter Antunes, Aline Ribeiro dos Santos, Larissa Tolfo Gottin
PDF
A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL NA ATIVIDADE DO PROFESSOR QUE ENSINA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
Maristela Righi Lang, Marina Mattioni, Lenir Basso Zanon
PDF
UMA BREVE INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jéssica Eduarda Kuhn, Alexsandra Isabela Gregory Bonkevich, Maiara Taiane Reschke, Alexandre José Krul
PDF
A EXPERIMENTAÇÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS COMO INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Guilherme Schmitt Schmitt Rieder, Vanessa Aina Person, João Batista Teixeira da Rocha
PDF
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR PESQUISADOR NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES
Maria Cristina Pansera de Araújo, Jacqueline Ramírez, Juan Gabriel Perilla Jiménez
PDF
O PLANEJAMENTO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ATUAÇÃO E FORMAÇÃO
Liandra Feltraco, Hedi Maria Luft, Neusete Machado Rigo
PDF
AS TICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEOREMA DE TALES EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Graziela Zorzo, Angélica Maria de Gasperi, Lucas de Freitas da Rosa, Rúbia Emmel
PDF
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Adriane Kis Schultz, Danusa de Lara Bonotto
PDF
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Marjana Alessandra Verdum, Marli Dallagnol Frison
PDF
RELAÇÃO CONCEITUAL INTERDISCIPLINAR ENTRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E OS CONCEITOS COTIDIANOS
Tatiane Beatris Gonçalves de Sousa, Jaqueline Ritter
PDF
POSSIBILIDADES DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Diane Saraiva Fronza, Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti, Elizangela Weber, Mariele Josiane Fuchs
PDF
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR: PERFIL E PERSPECTIVA DE COORDENADORES ASSISTENCIAIS
Rosa Maria Zorzan de Paula, Eliane Gonçalves dos Santos
PDF
UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: UM FRAMEWORK DE REDE DE SENTIDOS
Andréa Borges Umpierre, Jaqueline Ritter
PDF
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE MARIO OSORIO MARQUES
Emanuel dos Santos, José Pedro Boufleuer
PDF
PESQUISA-AÇÃO COMO PRÁTICA FORMATIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO
Laércio Francesconi, Maria Cristina Pansera de Araújo
PDF
GRUPO FOCAL ENQUANTO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Daiane dos Santos de Jesus Schmitcke, Cátia Maria Nehring
PDF
EXPERIMENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BIOLOGIA
Juliana de Paula Thomé da Cruz, Marli Dallgnon Frison, Maria Cristina Pansera Araújo
PDF
ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana Raquel Cogo, Natana Fussinger, Martin Kuhn
PDF
BIOSOFIA: BREVE ENSAIO CONCEITUAL SOBRE VIVER COM SABEDORIA
Gabrieli Schäffer, Claudionei Vicente Cassol
PDF
A INFLUÊNCIA DA CULTURA INDÍGENA NA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Andrea De Lucas Abreu, Catiane Meline Hoffmann Oster, Cibele Mai
PDF
PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA: FORMAÇÃO E DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS
Eduarda da Silva Lopes, Daniele Bremm, Roque Ismael da Costa Güllich
PDF
INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO A REFLEXÃO CRÍTICA COMO MEDIADORA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Lenir Basso Zanon, Roque Ismael da Costa Güllich
PDF
CONCEPÇÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM TEMPO DE PANDEMIA: OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Paulo Sérgio Batista, Ana Paula Santellano de Oliveira, Roniere dos Santos Fenner, Neila Seliane Pereira Witt
PDF
O PENSAMENTO EVOLUTIVO E CIENTÍFICO NO LIVRO DIDÁTICO, BNCC E REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO
Francisco Johann Fensterseifer, Maria Cristina Pansera de Araujo, Marli Dallagnol Frison
PDF
EMOÇÕES E AUTOCUIDADO COMO TEMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bruna Aline Roos Altmann, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Camila Heck
PDF
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MODELAGEM NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA
Tailon Thiele, Camila Maria Spanevello, Eliane Miotto Kamphorst, Carmo Henrique Kamphorst
PDF
CONHECIMENTOS DE PROFESSOR PARA BEM ENSINAR CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Marinho Sarturi, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera de Araújo
PDF
RELAÇÕES DE IMPLICAÇÃO DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E DA FORMAÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Jacqueline Ramírez, Adão Caron Cambraia, Lenir Basso Zanon
PDF
A TEORIA DA ATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA E NO DESENVOLVIMENTO DAS NEOFORMAÇÕES: COMPREENSÕES À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
Juan Gabriel Perilla Jiménez, Marli Dallagnol Frison
PDF
O POTENCIAL FORMATIVO DA TRÍADE DE INTERAÇÃO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE AVALIAÇÃO
Rosângela Inês de Matos Uhmann, Roque Ismael da Costa Güllich, Lenir Basso Zanon
PDF
A EDUCAÇÃO ESTÁ NA MESA: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA À ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Simone Zientarsk Fontana, Laís Francine Weyh, Ana Cláudia Soares, Maristela Borin Busnello
PDF
RELAÇÃO ENTRE TRABALHO, CULTURA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE TRABALHO, CULTURA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Denis da Silva Garcia, Lenir Basso Zanon
PDF
COLORAÇÃO DAS FLORES: ESTUDO DE CONCEITOS QUÍMICOS
Ilda de Franceschi Fellipetto; Maria Cristina Pansera de Araújo; EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF
PDF
REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Luís Fernando Gastaldo, Mariel da Silva Haubert, Lenir Basso Zanon
PDF
A EXPERIÊNCIA DO CÍRCULO DE LEITURA DOCENTE COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Natália Francisca Cardia dos Santos, Renata Lívia Soares Perini
PDF
PROTEÍNAS EM QUADRINHOS
Andrea Rita Marrero, Lígia Vanessa Silva
PDF
RELAÇÕES ÉTNICAS E EDUCAÇÃO CIDADÃ: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CTS
Vanessa Candito, Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Maria Rosa Chitolina Schetinger
7 - Educação digital e tecnologia
ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DAS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DO ENEBIO E EREBIOSUL
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
PDF
O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS
Cibele Mai, Andrea De Lucas Abreu, Catiane Meline Hoffmann Oster
PDF
CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Adão Eurides de Souza Filho, Vidica Bianchi
PDF
INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS COM FOCO NO PAPEL DAS TDIC
Fabiana Diniz Kurtz, Denilson Rodrigues da Silva
PDF
DISCUSSÕES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA COVID-19 NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM, NA GRADUAÇÃO, EM 2020
Graciela Geraldo, José Mário Pansera de Araújo, Maria Cristina Pansera de Araújo
PDF
ENGAJAMENTO DIGITAL: ESTUDO SOBRE O PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA EM UM GRUPO NO FACEBOOK
Daiane Kist, Débora Kélli Freitas de Melo, Roque Ismael da Costa Gullich
PDF
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES INCIPIENTES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Mariane Denise Martins
PDF
O USO MASSIVO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: RISCOS E DESAFIOS
Ronaldo César Darós, Líria Angela Andrioli
PDF
8 - Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento social
MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andrieli Taís Hahn Rodrigues, Angélica Taís Schneiders, Rúbia Emmel
PDF
QUE BICHO SERÁ?
Michele Delavusca, Grasiela Carvalho
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Eloisa Antunes Maciel, Rosangela Inês Matos Uhmann
PDF
AÇÕES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA RURAL DE IJUÍ, RS
Vânia L. Berton
PDF
A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Catiane Meline Hoffmann Oster, Andrea De Lucas Abreu, Cibele Mai
PDF
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES DO ENSINO DE BIOLOGIA
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann, Roque Ismael da Costa Güillich
PDF
9 - Educação contemporânea: gestão e políticas públicas
PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADE FÍSICA: INTERLOCUÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Ana Claudia Soares, Simone Zientarski Fontana, Jaiane de Melo Vilanova Colodel, Maristela Borin Busnello
PDF
POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A AMPLIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO MERCADO PRIVADO
Carina Copatti, Adriana Maria Andreis
PDF
10 - Aprendizagem na educação básica: desafios e perspectivas curriculares
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE
Leila Aparecida de Ataides, Sílvia Fabiana Fortes Hedlund
PDF
BNCC CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - ATIVIDADES DE ENSINO COM ENFOQUE CTSA
Raquel Weyh Dattein, Janice Preuss da Cruz
PDF
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PERÍODO PANDÊMICO
Salete A. Kraemer, Franciele Meinerz Forigo, Alexandre José Krul
PDF
OS DESAFIOS IMPOSTOS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELO CENÁRIO PANDÊMICO DE 2020: MUDANÇAS DE PARADIGMAS?
Carina Deolinda da Silva Lopes
PDF
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTO ESCOLAR
Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid
PDF
ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Gabriela Dallavechia, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera de Araujo
PDF
LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) (2015-2020)
Cleiton Edmundo Baumgratz, Eloisa Antunes Maciel, Erica do Espirito Santo Hermel
PDF
APROPRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO
Paola Cristiane Vidor, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera Pansera de Araújo
PDF
LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: TEMÁTICA SEMPRE ATUAL
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
PDF
ARTE E LITERATURA: POTENCIALIDADES DA EXPERIÊNCIA ÉTICO-ESTÉTICA PARA A EDUCAÇÃO
Maria Regina Johann
PDF
ENSINO DE HISTÓRIA: (RE)SIGNIFICAÇÕES EM UMA PERSPECTIVA REPUBLICANA
Maria Carolina Magalhães Santos
PDF
CONTEXTUALIZAÇÃO: AÇÃO POTENCIALIZADORA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO BIOLÓGICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Luciana Francisconi, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera de Araújo
PDF
PROPOSTA DE LÍNGUA INGLESA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA NO HORIZONTE DAS LINGUAGENS
Caroline Parcianelo Peyrot, Daiana Rodrigues Santos, Maria Regina Johann
PDF
11 - Educação e trabalho - Ensino Politécnico - Ensino Médio
POLÍTICA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE UM CONTEXTO ESCOLAR
Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
PDF
12 - Pesquisa, ensino e extensão
TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Eliane Miotto Kamphorst, Tailon Thiele, Carmo Henrique Kamphorst
PDF
FEIRAS E MOSTRAS DE CIÊNCIAS ONLINE: AS EMERGÊNCIAS DESSES ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
Mailin Elisabeth Hauschild, Laura Maria Marcolla, Israel Reis Fuhr, Rafaele Rodrigues Araújo
PDF
DO MESTRADO AO PÓS-DOUTORADO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Maristela Maria de Moraes
PDF
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Rosana Souza de Vargas, Vanessa Vieira Mombach
PDF
13 - Gênero, sexualidade e educação
PEDAGOGIA QUEER: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE REFLEXÃO SOBRE AS IDENTIDADES
Stéfani da Silva Korb, Luciana Valquíria Kremin Mai
PDF
A DIMENSÃO AFETIVO-SEXUAL, UM ASSUNTO PENDENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA REVISÃO DOCUMENTAL DE CIÊNCIAS
Jonathan Andrés Mosquera, José Joaquin García García
PDF
REFLEXÃO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA COMPROMISSADA COM O PLENO DESENVOLVIMENTO HUMANO/SOCIAL PARA TODOS
Micheli Rohr, Adão Caron Cambraia, Lenir Basso Zanon
PDF
INVESTIGANDO GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Gabriele Strochain, Artiese Madruga Machado, Raissa Lenhard, Rúbia Emmel
PDF
Ver Todas as Edições
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários