REDES DE COOPERAÇÃO: UM ESTUDO PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES REDES
Palabras clave:
Redes de Cooperação, Confiança, EstratégiaResumen
Esta pesquisa objetiva identificar os fatores que estimulam a participação de supermercados em
diferentes redes de cooperação em um município da região noroeste do RS. Utilizou-se como método
uma abordagem qualitativa, procedimento de estudo multicaso descritivo. Com a finalidade de
coletar os dados, foram realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados e os gestores das
redes de cooperação e para analisar esses dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Para
alicerçar esta pesquisa em termos teórico-conceituais, utilizou-se como autores-chave Amato Neto,
Woitchunas, Hundertmarker e Casarotto Filho e Pires, com aporte teórico da relação existente entre
as pequenas e médias empresas e redes de cooperação. Ainda, tratou-se de conceitos, funções e
competências das redes, bem como os tipos de redes, abordando aspectos à importância das
relações de confiança neste tipo de organização. Através da pesquisa observa-se que os produtos de
marca própria auxiliam na divulgação e consolidação da marca da rede, pois as redes analisadas
oferecem esse tipo de produto. As ações de marketing auxiliam na divulgação e no aumento das
vendas dos supermercados, dificilmente teriam condições para a realização dessas ações se não
estivessem inseridos em rede. Em relação aos supermercados, observa-se que as compras se tornam
mais vantajosas, pelo fato de poderem ser efetuadas em larga escala e por preços mais acessíveis.
Por fim, acredita-se que as redes são importantes para o desenvolvimento dos supermercados
pesquisados e trazem vantagens principalmente para empreendimentos de pequeno e médio porte,
que não possuem muita expressividade perante o mercado competitivo.