AGRICULTURA URBANA COMO PROCESSO DE RETERRITORIALIZAÇÃO DA CIDADE DE BOGOTÁ (COLÔMBIA) AGENCIADO POR VÍTIMAS DO CONFLITO ARMADO E CAMPONESES

Autores

  • Michael Cruz Roa UFPR
  • Valdir Frigo Denardin PPGDTS/UFPR

Palavras-chave:

Mobilidade rural-urbana, Cidades, Periferia urbana, Hortas urbanas, Sustentabilidade

Resumo

O conflito interno que vive a Colômbia desde metade do século XX tem enfrentado a diferentes atores armados como guerrilhas de extrema esquerda, grupos paramilitares, bandas criminais, entre outros, pela ocupação de terras e apropriação das rotas de narcotráfico. A violência gerada principalmente contra a população civil fez com que mais de 8 milhões de pessoas foram deslocadas de zonas rurais e se mobilizaram a cidades como Bogotá. Também, a desigualdade socioeconômica do campo intensificou o processo de migração rural-urbana de camponeses. Nesse cenário, o objetivo desse artigo foi identificar o papel da agricultura urbana (AU), no processo de reterritorialização   de   Bogotá,   feito   por   vítimas   do   conflito   armado   e camponeses que viveram a mobilidade espacial rural-urbana.  Para  isso,  realizou-se  uma  revisão  bibliográfica  de   pesquisas desenvolvidas entre os anos 2009 e 2019, e que abordaram o  trabalho  de  hortas  urbanas  feito  por  vítimas  do  conflito  e/ou camponeses que migraram à capital da Colômbia. Analisaram-se os resultados de 14 pesquisas, e entre os  achados  destaca-se que as práticas da AU, através das hortas urbanas, propiciaram o encontro entre pessoas de  diversas  zonas  da  Colômbia  e  a articulação de vínculos sociais, assim como facilitaram o tecido de redes sociais, e o resgate de memórias, narrativas  e  saberes das comunidades

Biografia do Autor

Michael Cruz Roa, UFPR

Mestrando do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral. Bolsista da Capes. 

Valdir Frigo Denardin, PPGDTS/UFPR

Doutor em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento. Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR) e Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR). 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ROA, M. C.; DENARDIN, V. F. AGRICULTURA URBANA COMO PROCESSO DE RETERRITORIALIZAÇÃO DA CIDADE DE BOGOTÁ (COLÔMBIA) AGENCIADO POR VÍTIMAS DO CONFLITO ARMADO E CAMPONESES . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21207. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ST8 – DIÁLOGOS DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS