GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA E BOAS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO NOROESTE GAÚCHO

Authors

  • Giovani Da Silva Lucchese
  • Daniel Knebel Baggio
  • Jorge Oneide Sausen

Keywords:

Governança Corporativa, Escola, Transparência, Administração

Abstract

O presente estudo têm como propósito a identificação da estrutura do sistema de
governança no Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), uma escola particular
localizada no noroeste gaúcho, e fazer uma análise comparativa da sua gestão com o modelo
de boas práticas da governança corporativa, proposto por Andrade e Rossetti (2011).
Utilizou-se, para tais fins, uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Logo,
constatou-se que a organização possui um sistema de governança representado por três
pilares básicos: propriedade, conselho de administração e direção executiva. No entanto,
devido a suas origens serem ligadas a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
(IECLB), há uma forte influência desta instituição religiosa com cada um destes pilares.
Entre os aspectos que caracterizam a boa prática da governança da organização objeto de
estudo, consta a transparência, clareza de responsabilidades, receptividade para inovação e
um conjunto de valores e princípios rigorosamente seguidos.

Author Biographies

Giovani Da Silva Lucchese

Mestrando em Desenvolvimento Regional no PPGDES - UNIJUÍ.

Daniel Knebel Baggio

Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado PPGDR, UNIJUÍ.

Jorge Oneide Sausen

Professor Pós Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado PPGDR, UNIJUÍ.

Published

2018-12-17

How to Cite

LUCCHESE, G. D. S.; BAGGIO, D. K.; SAUSEN, J. O. GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA E BOAS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO NOROESTE GAÚCHO. Proceedings of the Latin American Symposium on Regional Development Studies, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10599. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3