AS TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A INTEGRALIDADE NA SAÚDE

Autores

  • Flavio de Matos Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Zelimar Soares Bidarra Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Saúde, Integralidade

Resumo

O modelo de atenção à saúde no Brasil, da Constituição de 1988, tem as premissas de descentralização, regionalização e hierarquização dos serviços. O efetivo processo de descentralização teve o desafio de ser consolidado através do processo de regionalização da saúde. Essa lógica da organização dos serviços públicos de saúde, se pautando na divisão da oferta dos serviços em regiões, permitiu a oferta dos serviços à toda à população através da rede urbana de serviços, seguindo tradição histórica da lógica do planejamento público brasileiro, liderado pelo IBGE, inspirada em teorias oriundas das ciências geográficas e econômicas, como a teoria dos lugares centrais e a teoria dos polos de crescimento. Esse modelo de regionalização foi o caminho proposto para atendar a noção de integralidade no sistema único de saúde brasileiro. O objetivo desse trabalho é abordar as influências teóricas das teorias de desenvolvimento regional na estruturação do sistema único de saúde brasileiro, e sua proposta de integralidade na saúde.

Biografia do Autor

Flavio de Matos Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste/Toledo).

Zelimar Soares Bidarra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Unioeste/Toledo. Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste/Toledo). Programa de Pós-graduação em Serviço Social (Unioeste/Toledo). 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ROCHA, F. de M.; BIDARRA, Z. S. AS TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A INTEGRALIDADE NA SAÚDE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21108. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL