NEOEXTRATIVISMO NA BACIA DE CAMPOS (RJ): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL BASEADO NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO LITORAL FLUMINENSE

Autores

  • Lara Mattos Martins

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Neoextrativismo, Bacia de Campos, Desenvolvimento Regional

Resumo

O presente trabalho visa analisar as adversidades entre o desenvolvimento regional da Bacia de Campos-RJ, baseado da exploração e produção de petróleo e o contexto socioambiental dos grupos sociais dessa região. Para investigação desse contexto, o modelo de desenvolvimento conceituado como neoextrativismo foi mobilizado como chave analítica para compreender os incentivos ao desenvolvimento regional na primeira década dos anos 2000. O neoextrativismo foi utilizado como categoria analítica para colaborar na compreensão do modelo de desenvolvimento implementado na Bacia de Campos e analisar a crise ecológica causada por esse modelo nas comunidades impactadas pelo avanço industrial petrolífero. A partir da pesquisa bibliográfica sobre as transformações socioambientais ocorridas na região estudada foram delineados indicadores conceituais que deram aportes para a compreensão do modelo neoextrativista na região fluminense da Bacia de Campos.

Biografia do Autor

Lara Mattos Martins

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGDT/UFRRJ), com a orientação da Profª Dr. Ana Paula Perrota e apoio da CAPES; e-mail: laramattos.martins@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MARTINS, L. M. . NEOEXTRATIVISMO NA BACIA DE CAMPOS (RJ): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL BASEADO NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO LITORAL FLUMINENSE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21171. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL