POLÍTICA TRIBUTÁRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A GUERRA FISCAL COMO OBSTÁCULO À POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Kaully Furiama Santos FASIPE
  • Maria Juraci Teresa Sampaio dos Santos FASIPE

Palavras-chave:

Guerra fiscal, Desenvolvimento regional, Legalidade e constitucionalidade

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar dentro do contexto de política tributária os efeitos da denominada guerra fiscal ao desenvolvimento regional. Partindo-se da hipótese de que a mesma constitui como um obstáculo a políticas públicas econômicas expressivas para o desenvolvimento, principalmente dos estados da federação, pois diminui a arrecadação global e ataca elementos de legalidade e constitucionalidade. Assim, o texto apresenta em seu desenvolvimento o marco teórico macroeconômico que serve de referência para o objeto em análise (a guerra fiscal), a contextualização trajetória temporal prévia e consolidada da guerra fiscal, além de análise dos efeitos práticos. Neste sentido, a relevância da pesquisa está na necessidade de se pensar a tributação de forma crítica como elemento essencial para a consolidação do desenvolvimento regional. Para tanto, utilizou-se no texto uma abordagem metodológica estruturalista, em um esforço hipotético-dedutivo, através de uma pesquisa documental e bibliográfica.

Biografia do Autor

Kaully Furiama Santos, FASIPE

Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos – PPGDRS - UEMS; Graduado em Direito – UEMS; Graduado em Relações Internacionais –UFGD. Professor de Direito Tributário e Direito Constitucional da FASIPE.

Maria Juraci Teresa Sampaio dos Santos, FASIPE

Aluna do curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil da FASIPE - SINOP/MT.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SANTOS, K. F.; SANTOS, M. J. T. S. dos. POLÍTICA TRIBUTÁRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A GUERRA FISCAL COMO OBSTÁCULO À POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21113. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL