A EPIDEMIA DA DESINFORMAÇÃO: DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS E A VOLTA DO SARAMPO AO BRASIL

Autores

  • Adriane Fátima De Boni Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Fake news, Sarampo, Vacina, Internet

Resumo

A característica marcante do atual contexto é o potencial de circulação das chamadas fake news na internet, ambiente online propício para se espalhar informações falsas. A questão das fake news em relação à vacinação como método de tratamento ou de bloqueio para o surgimento ou ressurgimento de certas doenças já é conhecida; entretanto, o fato de se ter acesso a uma grande gama de publicações, notícias e relatos nas mídias sociais e outros veículos de informação coloca a questão sobre a veracidade das notícias veiculadas. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a relação entre as fake news disseminadas na internet e o retorno do sarampo ao Brasil, de 2018 até o presente momento. A metodologia consiste em revisão bibliográfica, partindo de revisão conceitual sobre o tema das fake news e da saúde, seguida de levantamento bibliométrico. Em seguida, descrevem-se os dados sobre a incidência do sarampo nos municípios abrangidos na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí - RS. A intepretação elaborada resulta da aplicação dos conceitos aos dados coletados. Conclui-se que o crescimento
das fake news sobre temas como saúde e vacinas impactou diretamente nos índices de vacinação contra o sarampo. As fake news consistem em uma forma de epidemia tão o mais letal do que as doenças sobre a quais elas propagam inverdades. Campanhas de esclarecimento e letramento digital são iniciativas promissoras para reverter esse quadro.

Biografia do Autor

Adriane Fátima De Boni, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha; Professor/pesquisador no Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ), Ijuí – RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DE BONI, A. F. .; MUELLER, A. A. A EPIDEMIA DA DESINFORMAÇÃO: DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS E A VOLTA DO SARAMPO AO BRASIL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21088. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>