PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO E AS SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

NATIONAL PROGRAM FOR ACCESS TO TECHNICAL EDUCATION AND EMPLOYMENT AND ITS IMPACT ON REGIONAL DEVELOPMENT

Autores

  • Vlamir do Nascimento SEABRA UNISC
  • Nubia Vieira dos SANTOS UNISC

Palavras-chave:

Programa Nacional Acesso ao Ensino Técnico., sistema nacional de aprendizagem., Politica Publica.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o Programa Nacional Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC criada no segundo mandato do governo Dilma Rousseff, que tinha o objetivo de ampliar o acesso dos trabalhadores a Educação Profissional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e em fontes de dados primários fornecidos pelo Ministério da Educação no Brasil,  a partir  do referencial teórico das teorias de políticas públicas, apresento uma revisão crítica sobre as metas e objetivos propostos, demonstrando que os grandes beneficiários do programa foi o sistema nacional de aprendizagem (sistema “S), que recebeu maior quantidade de recurso. Apesar dos investimentos na qualificação de mão de obra, não ocorreu por parte do governo o monitoramento da execução das metas do programa, além da ausência de um sistema de acompanhamento de egressos, dessa forma a simples alocação de recursos sem o devido acompanhamento e avaliação dos resultados, podem gerar questionamentos se as metas do PRONATEC foram atingidas. 

Biografia do Autor

Vlamir do Nascimento SEABRA, UNISC

Bolsista Capes, Doutorando do Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. 

Nubia Vieira dos SANTOS, UNISC

Licenciado em Filosofia - Universidade Católica de Brasilia. Mestre em Desenvolvimento Regional - Universidade Federal do Amazonas Doutorando em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz – UNISC; 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DO NASCIMENTO SEABRA, V. .; VIEIRA DOS SANTOS, N. PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO E AS SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: NATIONAL PROGRAM FOR ACCESS TO TECHNICAL EDUCATION AND EMPLOYMENT AND ITS IMPACT ON REGIONAL DEVELOPMENT. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21194. Acesso em: 29 mar. 2024.